Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Prof. PhD Geraldo de Souza visita a UFPI para palestra motivadora aos graduandos em Matemática

12.07 Palestra do Prof. Geraldo de Souza 3

À convite do Departamento de Matemática (DM) e do Prof. Dr. Jefferson Cruz dos Santos, o ex-docente da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e professor da Auburn University dos Estados Unidos, Prof. PhD Geraldo de Souza, ministrou uma palestra para alunos do Curso de Matemática da Universidade, na tarde dessa quarta-feira (12).

O Prof. Jefferson Cruz destacou a importância da Olimpíada Internacional de Matemática, que será sediada no Brasil este ano, sendo os anos de 2017/2018 instituídos como Biênio da Matemática. "Nós o convidamos para incentivar alguns alunos porque já é de praxe, vamos dizer assim, do departamento, de apoiar, principalmente os meninos de Cocal dos Alves, que estão despontando em todo o Brasil como meninos bons de Olimpíada. E também aproveitar sua vinda para ‘batizar’ o auditório com o nome do Prof. Dr. João Benício de Melo Neto, que foi tão importante para o Departamento".

Um dos fundadores do DM da UFPI, o Prof. Geraldo de Souza formou as primeiras turmas da Graduação na época, além de ter integrado o corpo de professores que implementou o PARFOR/UFPI na cidade de Batalha do Piauí. Segundo o professor, "os alunos piauienses são brilhantes, de grande potencial e que devem ser encorajados a saírem para fazer um doutorado fora do país, porque eles têm talento", afirmou.

12.07 Palestra do Prof. Geraldo de Souza cort

Prof. PhD Geraldo de Souza formou as primeiras turmas de Matemática da UFPI

O Prof. Geraldo de Souza acrescenta, ainda, que “nós temos que preparar esses estudantes. Lyndon Johnson tem uma frase que diz o seguinte: ‘Devemos abrir a porta da oportunidade, porém temos que preparar nosso povo a passar por ela’. Então, quer dizer, isso deve ser feito na base que os estudantes estão entrando na Universidade: qual é o seu objetivo, o que é que quer fazer. Se você tem uma ambição muito alta, que você se prepare, possivelmente precise do inglês, espanhol ou de outra língua, viajar, conhecer outros povos”. Com bom humor, o professor explica que “essa é a ideia. Não podemos fazer progresso sem sacrifício, temos que ter um líder para motivar essa gente. Quando um menino daqui vai para os EUA ou para a Europa fazer um curso de doutorado, lá automaticamente faz uma ligação da Universidade do Piauí com essa Universidade, um ponto a mais de contato, que é importante na globalização que nós temos agora”.

12.07 Palestra do Prof. Geraldo de Souza 17

Professores e alunos junto ao palestrante Prof. PhD Geraldo de Souza