Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI é convidada a compor Observatório da Violência de Teresina
Início do conteúdo da página

UFPI é convidada a compor Observatório da Violência de Teresina

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

13.07 Semtcas (12).JPG

 Reunião ocorreu na Gabinete da Reitoria

A Reitora da UFPI em exercício, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira, recebeu na manhã desta quinta-feira (13), o gestor da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Samuel Silveira, que veio convidar a Universidade a colaborar com o Programa Vila Bairro Segurança, que está sendo desenvolvido pela Prefeitura da Capital. A ideia é trabalhar uma proposta multissetorial de segurança pública, voltada aos trezes bairros que compõem a região do Lagoas do Norte. 

Também participaram da reunião o Pró-Reitor de Administração, Lucas Lopes de Araújo; e os assessores técnicos da Semcaspi, Débora Ferraz e Alan Cronemberger.

13.07 Semtcas (8).JPG

Secretário da Semcaspi, Samuel Silveira, veio buscar apoio da UFPI para fortalecer políticas públicas de segurança em Teresina

Na reunião, o secretário Samuel Silveira explicou que, além da repressão, o Programa Vila Bairro Segurança trará como alternativa de enfrentamento à violência o desenvolvimento de ações preventivas. No eixo da prevenção, a UFPI foi convidada a integrar o “Observatório da Violência”, um ambiente de análise e reflexão com base no estudo dos dados da violência na capital, para nortear futuras ações, que beneficiem os bairros alcançados pelo Programa.

“Nosso desejo é criar um ambiente favorável ao estudo desses dados, para que, a partir disso, possamos melhorar, a título de sugestão, as políticas públicas de segurança. O Observatorio já vem sendo acordado com a Secretaria de Segurança, e gostaríamos de contar com a parceira da UFPI por meio da participação de seus professores, pesquisadores e alunos.”, afirmou Samuel Silveira, complementando que o Observatório terá também a participação de técnicos da Secretaria de Segurança Pública, da Prefeitura de Teresina, além de representantes da UESPI.  

13.07 Semtcas (41).JPG

Reitora em exercício da UFPI Nadir Nogueira

A Reitora Nadir Nogueira informou que aguarda receber o ofício, formalizando o pedido de parceria, para começar a mobilizar nomes interessados em compor o Observatório. De antemão, afirmou que a Universidade tem todo o interesse em ser parceira da Prefeitura, considerando a amplitude e importância da proposta

“Assim que o oficio chegar, colocaremos a intenção da Universidade e mandaremos aos setores que julgamos ter pessoas interessadas em participar. Temos a comunicação, sociologia, ciência política, políticas públicas...Nossas equipes podem trabalhar com pesquisa, ensino, abordagens, estratégias e ações, que podem ser desenvolvidas numa construção coletiva com outros parceiros do programa. Achamos que é extremamente pertinente e que esse é o momento de somar esforços e aproveitar as expertises para se trabalhar com um problema tão sério que estamos enfrentando”, disse a Reitora.

Segundo o secretário da Semcaspi, o Vila Bairro Teresina deve ser lançado em agosto, com início das reuniões previsto para o mês de setembro.

13.07 Semtcas (31).JPG

Com formalização da parceria, Reitora irá em busca de nomes da UFPI interessados em compor o Observatório

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página