Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Lançamento do livro “Avaliação em Ensino de Matemática: o Programa Ler e Escrever em Foco”

LANÇAMENTO 1

Na manhã dessa segunda-feira (10), aconteceu o lançamento do livro “Avaliação em Ensino de Matemática: o Programa Ler e Escrever em Foco”, de autoria do professor Lauro Araújo Mota, docente da Universidade Federal do Piauí (UFPI), vinculado ao curso de Licenciatura em Educação do Campo/ Ciências da Natureza, na sede da UFPI, campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos. O evento foi prestigiado por alunos, professores e funcionários do campus que lotaram o auditório Severo Maria Eulálio, tendo sido apresentado pelo Prof. Fábio Soares da Paz.

LANÇAMENTO

Prof. Fábio Soares da Paz e Prof. Lauro Araújo Mota

O livro aborda uma importante política educacional do estado de São Paulo, na última década, que propôs modificações principalmente no funcionamento dos anos iniciais do ensino fundamental. Criado para reverter os baixos indicadores de leitura e escrita e as altas taxas de evasão e repetência, o Programa Ler e Escrever foi ampliado para a área de Matemática e incorporou o projeto de Educação Matemática nos Anos Iniciais (Emai). O programa envolve, além de mudanças na estrutura curricular do ensino de Língua Portuguesa e Matemática, aspectos relacionados com a formação de professores, a construção de material didático e de apoio, atividades com a família e a preparação para as avaliações externas. O livro analisa a efetivação dessa proposta na área da Matemática, as proposições curriculares feitas pelos órgãos oficiais, as estratégias e metodologias utilizadas para o ensino desse campo disciplinar nos anos iniciais, os instrumentos e as formas de avaliação, bem como os sentimentos de aluno e professor diante da avaliação e do ensino de Matemática.

LANÇAMENTO2

Durante lançamento do livro