Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Mestrado Profissional em Gestão Pública da UFPI recebe mais de oitocentas inscrições

Com menos de três (3) anos de criação, o curso de Mestrado Profissional em Gestão Pública, ofertado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), registrou um total de 812 inscritos no processo seletivo do edital N° 01/2017 (biênio 2017-2019). O número de candidatos superou em mais de 60% as inscrições da seleção anterior, que registrou mais de 500 concorrentes. O programa de pós-graduação tem atraído profissionais de outros estados como Maranhão, Ceará e Tocantins. O curso de mestrado foi criado com o objetivo da qualificação profissional, tendo sua aprovação em 2015 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O mestrado profissional oferece 20 vagas por ano, com processo seletivo e ingresso no segundo semestre. Segundo a Profª. Drª Fabiana Rodrigues de Almeida Castro, Coordenadora do programa, “a maior demanda pelo mestrado é de profissionais ligados ao serviço público, pessoas que estão em busca de uma qualificação para atuar dentro das suas instituições.O programa atrai também profissionais em busca de qualificação e que pretende alcançar uma vaga no mercado de trabalho. Apesar do mestrado ser profissional, ele possibilita ainda o ingresso na vida docente por ser viculando à CAPES.”

Para a Coordenadora do programa, o número expressivo de inscritos no mestrado deve-se à carência de qualificação profissional na área da Gestão Pública.

“O mercado no setor público é muito deficiente na área de Gestão Pública, então esse mestrado em nível de Piauí veio a calhar não só para as instituições, mas também para demandas de profissionais das áreas de Direito, Administração, Economia, entre outras. Por exemplo, no estado não temos um mestrado em Administração ou Direito. O mestrado que ofertamos na UFPI é multidisciplinar, e aqui nós temos recebido pessoas das mais diversas áreas em busca de qualificação”, finalizou Fabiana Rodrigues.

.

Profª. Drª Fabiana Rodrigues de Almeida Castro, Coordenadora do Mestrado

Por ser um mestrado profissional, a UFPI tem recebido demandas de instituições públicas com o intuito de qualificar seus servidores. Por meio de convênio institucional a UFPI disponibilizará o curso para os servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) cuja a seleção está sendo realizada agora. Assim como para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), o qual o processo de seleção ocorrerá no segundo semestre deste ano, visando a qualificação interna de seus servidores.

O processo seletivo é composto por quatro etapas com uma duração de dois meses em média. A primeira etapa se dá pela inscrição no sistema acadêmico, por meio da apresentação da documentação requerida. A segunda fase é a prova escrita, e a terceira etapa ocorre através da análise de projeto de pesquisa e, por último, é realizada uma entrevista com o candidato para a defesa oral do seu projeto de pesquisa.

Saiba Mais

O gestor público é um profissional que vem sendo muito requisitado no mercado de trabalho atualmente. Por isso, a procura pelo curso em Gestão Pública tem crescido bastante. O curso é multidisciplinar e visa qualificar o profissional a atender as demandas administrativas, de planejamento, de direção, controle e organização, estimulando-o a realizar suas ações com posicionamento ético. É uma área que exige do estudante senso crítico, responsabilidade social e interesse pelas questões que tenham relação com a comunidade. (Fonte: http://vestibular.mundoeducacao.bol.uol.com.br/guia-de-profissoes/gestao-publica.htm)