Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Solenidade de abertura do II Festival Luso-Brasileiro

Solenidade de abertura do II Festival Luso-Brasileiro

21.06 Abertura II Festival Luso-Brasileiro (74).JPG

Apresentação de solenidade de abertura do II Festival Luso-Brasileiro

Aconteceu na noite desta quarta-feira (21), no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a solenidade de abertura da 2ª edição do Festival Luso-brasileiro (FLB), que traz como tema as “Culturas afro-brasileiras e luso-africanas: Literatura, Linguagem e História”. O objetivo geral do festival nesta edição é promover um trabalho Político-Pedagógico a partir das discussões de temáticas relacionadas à Educação, Literaturas, Linguagens e História para a construção de uma cultura de convivência sem racismo e preconceito, tendo em vista que esses dois fatores sempre resultaram em prejuízos, tanto para o desenvolvimento social, quanto para a justiça e a cidadania em nosso país. Durante a solenidade, estiveram presentes o Prof. Dr. João Evangelista; o Prof. Dr. Alcione Correa Alves, Coordenador do Núcleo Ifaradá; o Prof. Dr. Solimar Oliveira Lima; a Profa. Dra. Ana Beatriz de Souza Gomes; entre outros membros da comunidade acadêmica.

21.06 Abertura II Festival Luso-Brasileiro (57).JPG

Orquestra de Camerata - Prof. Emmanuel Coelho Maciel

A Orquestra de Camerata – Prof. Emmanuel Coelho Maciel formada por jovens talentos da UFPI e conduzida pelo maestro Prof. Cassio Martins, trouxe um repertório que animou o evento. Dentre as interpretações da orquestra, teve como início o instrumental de abertura da série de filmes “Piratas do Caribe”, Asa Branca de Luiz Gonzaga, entre outras canções.

Durante a solenidade foi apresentado um documentário sobre o Ifaradá, que contou a trajetória e as perspectivas do grupo sobre a cultura afro-brasileira, e prestou uma homenagem ao Prof. Dr. Solimar Oliveira Lima, Profa. Dra. Ana Beatriz de Souza Gama e Prof. Dr. Francis Musa Boarkari, grandes influenciadores do Núcleo.

21.06 Abertura II Festival Luso-Brasileiro (62).JPG

Profa. Dra. Ana Beatriz de Souza Gama

Em seu pronunciamento, a Profa. Dra. Ana Beatriz de Souza Gama afirmou que o Ifaradá faz parte tanto da sua formação profissional como pessoal. “É muito emocionante estar ao lado do professor Solimar, que é o pai do Ifaradá, e nos inspira a cada dia com sua força, sua inteligência e sua dedicação, e para nós é um grande prazer termos ele conosco, com 20 anos de Ifaradá. Nós somos um grupo de professores que estamos lutando a cada dia, no combate ao racismo, ao preconceito racial e espero que possamos cada vez mais fortalecer esse combate, com o apoio de todos”, destacou.

21.06 Abertura II Festival Luso-Brasileiro (66).JPG

Prof. Dr. Solimar Oliveira Lima

O Prof. Dr. Solimar Oliveira Lima afirmou que a sua maior missão é garantir o consentimento da população sobre o racismo. “Quando nós nos reuníamos na década de 80, para discutir a questão racial, provocado pelos estudantes, acho que nós nunca imaginávamos que 20 anos depois o Ifaradá seria tão famoso. A nossa maior missão é estimular as pessoas a se descobrirem e ao se descobrirem, esperamos que os outros percebam que existem pessoas que não estão inclusas na sociedades por questões etnoraciais”, finaliza.

21.06 Abertura II Festival Luso-Brasileiro (78).JPG

Prof. Dr. Alcione Correa Alves

Em seguida, o Prof. Dr. Alcione Correa Alves ministrou uma conferência de abertura, com a abordagem sobre: “A noção de lugar, os lugares das literaturas, os lugares das literaturas negras.”

O II Festival Luso-Brasileiro está acontecendo no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) e no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), até o dia 23 de junho.