Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > II Colóquio Mundos da Escravidão e Pós-Emancipação: experiências afro-indígenas no Brasil

IMG_8448.JPG

Na manhã desta quinta-feira (25), iniciaram as atividades do II Colóquio Mundos da Escravidão e Pós-Emancipação: experiências afro-indígenas no Brasil, que tem como objetivo abordar e discutir assuntos sobre o significado da escravidão na formação da sociedade brasileira. O evento acontece do dia 24, 25 e 26 de maio, na sala de vídeo I (Monsenhor Melo) do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), e em sua programação conta com lançamentos de livros, conferências, mini cursos, mesas de discussões, dentre outras atividades.

A sociedade brasileira teve em sua base de formação a contribuição de diversos grupos humanos que estiveram presentes no território no decorrer de sua construção. Escravos negros e indígenas foram utilizados como mão-de-obra no decorrer desse processo. Dessa forma, além da contribuição econômica, eles forneceram os elementos cruciais para a formação social e cultural do Brasil. O II Colóquio Mundos da Escravidão e Pós-Emancipação: experiências afro-indigenas no Brasil, veio para explicar e trazer uma reflexão sobre as vertentes da escravidão dentro da nossa sociedade brasileira.

IMG_8438.JPG

Prof. Dr. Pedro Alexandre Cubas Hernández, ministrante de mini curso

O Prof. Dr. Pedro Alexandre Cubas Hernández, ministrou nesta manhã o mini curso "Paradigmas da História: uma discussão epistemológica e interdisciplinar sobre conteúdos problemáticos para o ensino e a pesquisa", e diz que o colóquio irá beneficiar toda a comunidade acadêmica sobre a trajetória de 1888 até a atualidade. “Tenho Doutorado em Estudos étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia e nesse minicurso sobre paradigmas da história, tentei dialogar sobre alguns paradigmas que existem durante o ensino da história. Expliquei a proposta de como deve ser o papel do historiador na atualidade, e amanhã continuarei com esse minicurso para fechar a compreensão dos alunos, e mais tarde estarei participando de uma mesa sobre Intelectuais Negros do Brasil, Caribe e Colômbia, que também é de grande importância para a trajetória da pós-emancipação no brasil”, afirmou o professor.

IMG_8453.JPG

Mesa de Discussão: Tráfico de escravos, indios e escravidão no Piauí, Maranhão e Ceará

A primeira mesa de discussão do colóquio, com o tema "Tráfico de escravos, índios e escravidão do Piauí, Maranhão e Ceará", discutiu várias questões sobre o espectro da escravidão, dentro dos 3 estados do nordeste que participaram do cenário do extravio e comercio de negros e índios. Durante a mesa, estiveram presentes os debatedores Solimar Oliveira Lima; João Paulo Peixoto Costa e Mairton Celestino da Silva.