Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza o III Seminário de Assistência Estudantil
Início do conteúdo da página

UFPI realiza o III Seminário de Assistência Estudantil

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Teve início na manhã desta quinta-feira (08), o III Seminário de Assistência Estudantil, com a apresentação cultural da Orquestra Infanto-Juvenil UFPI para Todos. A orquestra, que atende cerca de 80 crianças e jovens com idade entre 08 e 18 anos, é um Projeto de Extensão da Universidade pelo Departamento de Música e Artes Visuais, conta com o apoio e incentivo da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários - PRAEC, organizadora do evento, e o Instituto Cultural Santa Rita.

Orquestra Infanto-Juvenil UFPI para Todos

O III Seminário de Assistência Estudantil foi concebido pela PRAEC sob a perspectiva de se discutir a política de assistência estudantil, seguindo uma orientação nacional, e tem como proposta discutir com profissionais com competência na área de saúde e a comunidade acadêmica ações e políticas para um campus saudável.

Mesa de abertura do evento

O Pró-Reitor de Planejamento e reitor eleito, Prof. Dr. Arimatéia Dantas fez o discurso de abertura, que contou com as presenças da Pró-Reitora da PRAEC, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, a Coordenadora de Assistência Comunitária (CACOM/ PRAEC/UFPI), Justina da Fonsêca Cutrim Costa, e a mestre em saúde pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP-USP), Tauani Zampieri Cardoso.

Pró-Reitor de Planejamento e reitor eleito, Prof. Dr. Arimatéia Dantas e a Pró- Reitora de Assuntos Estudantis, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira.

A enfermeira Tauani Zampieri, que atualmente é Professora Substituta do Departamento de Enfermagem da UFPI e membro do Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP-UFPI), ministrou a palestra "Políticas de Saúde na Perspectiva do Direito e de suas Práticas". Em seguida, foi realizada mesa redonda para discutir a temática "A assistência ao dependente químico: entre o discurso e a prática", que teve como participantes Célio Luiz Barbosa, coordenador geral da Fazenda da Paz, o psicólogo Ricardo Santos de Deus Cruz, gerente de Políticas Públicas sobre drogas da Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas do Piauí e o também psicólogo Edson Rodrigues Taumaturgo, especialista em Psicologia da Educação pela Universidade Federal do Piauí.

Enfermeira e professora substituta do Departamento de Enfermagem da UFPI, Tauani Zampieri, ministrou a palestra "Políticas de Saúde na Perspectiva do Direito e de suas Práticas"

Durante a terceira edição do evento, a Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira fez um balanço dos seminários de assistência estudantil desenvolvidos pela PRAEC. "Esses seminários foram concebidos pela equipe da Pró-Reitoria, na perspectiva de se discutir sempre a política de assistência estudantil que é uma orientação nacional. A atual gestão, que está sendo concluída agora, priorizou a assistência estudantil e foi reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) como uma das ações mais positivas realizadas pela UFPI nos últimos anos".

Equipe PRAEC

A Pró-Reitora ressaltou ainda o atual momento de democratização do acesso ao ensino superior no país e explicou a importância de se pensar uma política de permanência do aluno na Instituição. "O aluno ingressa na universidade, mas muitas vezes por dificuldades financeiras, ou limitações de moradia, não permanece; ele evade, ficando retido na universidade. Então, reunimos nossa equipe e elaboramos estratégias inclusivas que resultassem no atendimento de assistência estudantil de qualidade na UFPI", disse.

Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, Pró- Reitora de Assuntos Estudantis durante o III Seminário de Assistência Estudantil

O evento ocorre nesta quinta (08) e sexta-feira (09), no auditório do Centro de Tecnologia (CT-UFPI). Veja programação completa:

 

Fim do conteúdo da página