Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Programa Terceira Idade em Ação inicia atividades do semestre com aula inaugural

DSC_6256.jpg

Na manhã dessa quarta-feira, 20 de fevereiro, o projeto de extensão Programa Terceira Idade em Ação (P.TIA) retomou suas atividades. O programa oferece uma diversidade de cursos para toda a comunidade acima de 50 anos que vai desde Yoga e Dança de Salão até Fotografia, Produção de mudas e plantas, Inglês e Produção de textos.

O P.TIA é um programa consolidado, com vinte anos de história, que atende Teresina e até cidades do interior nas proximidades da capital. Segundo a Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira, é importante para a inclusão da pessoa idosa na sociedade. “O P.TIA coloca a universidade num patamar de responsabilidade em termos de inclusão social, é preciso discutir políticas públicas e a inserção do idoso na sociedade de forma digna para que ele possa perceber que envelheceu mas continua ativo em termos de ideias, de contribuição e troca de saberes com aqueles mais jovens”, aponta a gestora.

DSC_6192.jpg

Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira

Aparecida Bento Macedo participa do Programa Terceira Idade em Ação e já fez cursos de Crochê, Fisioterapia, Dança e Memória na Vida Adulta e Senescência. “É bom demais para a gente se atualizar, não ficar parada dentro de casa, limitada. Principalmente para quem é aposentado é bom sair, fazer amizades, socializar”, declara.

APARECIDA BENTO20190221091046Aparecida Bento Macedo, participante do Programa

As práticas educacionais desenvolvidas no P.TIA permitem a atuação de profissionais das várias áreas do conhecimento, considerando que o envelhecimento é um processo complexo e multifatorial, que necessita de um olhar inter e multidisciplinar, proporcionando a esses profissionais espaço para adquirir o conhecimento científico da realidade da pessoa idosa através do contato mais direto com a temática do envelhecimento, bem como a troca de experiências e utilização de metodologias adaptadas ao público idoso.

materia ptia 220190221143154Participantes da aula Inaugural do P.TIA

O professor do Departamento de Ciências Sociais, Dr. Francisco de Oliveira Barros Júnior, docente do projeto há dezenove anos, hoje ministra o curso “Música Popular Brasileira e Encontro de Gerações”, onde faz um passeio pela história da MPB desde começo do século passado até os dias atuais e usa como gancho composições que vão de Pixinguinha a Lenine, para discutir temas do cotidiano. “Você propicia ao estudante, ao mesmo tempo em que tá ouvindo arte, um pretexto para discutir os temas que angustiam, que inquietam, que desassossegam a todos nós. E é muito prazeroso, é uma coisa lúdica, mas ao mesmo tempo reflexiva: trazendo arte para pensar a realidade”, analisa.

FRANCISCO BARROS JUNIOR20190221091139

Dr. Francisco de Oliveira Barros Júnior, professor/colaborador do programa

Para a Coordenadora do Programa Terceira Idade em Ação, Profa. Iolanda Carvalho Fontenele, o P.TIA contribui para a quebra de estigmas e preconceitos sobre a pessoa idosa. “A universidade está de portas abertas para favorecer o direito dessas pessoas, para que elas possam ter acesso ao conhecimento, e também contribui para ressignificação do velho, no sentido de que a gente tenha novos conceitos e práticas sobre a velhice”.

IOLANDA.jpg

Profa. Iolanda Carvalho Fontenele, Coordenadora do Programa Terceira Idade em Ação

Ao todo, uma equipe de quase setenta pessoas está envolvida na ministração das atividades. Os cursos têm abordagem diferenciada, com discussão dos conteúdos em forma de oficinas, exibição de vídeos e visitas institucionais. Não há atividades de avaliação nem controle de frequência e a mudança de curso é livre. É comum os alunos permanecerem em média de 2 a 3 anos participando das atividades do Programa.

materia ptia20190221142821

Vice-Reitora (à esquerda), coordenadora e professores do P.TIA

Levantando a relevância social desenvolvida há 20 anos pelo o P.TIA, a Profa. Dra. Cleânia de Sales Silva, Pró-Reitora da PREXC, comenta que são mais 4 projetos de extensão cadastrados assim como bolsistas do PIBEX, mas ressalta a participação de estudantes voluntários. “Alunos, docente e pessoas da comunidade se engajam para prestar serviços e desenvolver o Programa com alta qualidade. Os benefícios do P.TIA beneficiam mais aqueles que o fazem do que aos idosos, pois aprendemos com o Programa, aprendemos com vocês (idosos)”.

DSC_6276.jpg

À esquerda a Profa. Dra. Cleânia de Sales Silva, Pró-Reitora da PREXC