Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Calendário das reuniões do período 2019.1 do Comitê de Ética e Pesquisa da UFPI
Início do conteúdo da página

Curso de Moda, Design e Estilismo realiza X Edição do Piauilismo

Imprimir
Publicado: Quarta, 05 de Dezembro de 2018, 16h58

Na noite de terça-feira (04), aconteceu a 10º edição do Piauilismo com o tema “Através da janela: o Piauí que você vê”. O evento, já consolidado no calendário de eventos de moda do estado, mostrou por meio dos trabalhos dos alunos criações que proporcionaram diversas visões sobre singularidades e essência de cada indivíduo, não deixando de lado os traços característicos do Piauí, como por exemplo, a coleção Barco, inspirada no bairro mais antigo de Teresina, Poty Velho, que relatou a resistência de um povo e sua cultura.

A abertura do Piauilismo contou com a presença da consultora e madrinha do evento, Vívian Barroso, e também com apresentação da orquestra sinfônica da UFPI, que embalou com beleza os desfiles e toda a edição do Piauilismo.

Carro pegando fogo na UFPI - 13-09-18.jpgVívian Barroso, Madrinha e Consultora do Piauilismo 

Carro pegando fogo na UFPI - 13-09-18-5.jpg Orquestra Sinfônica da UFPI

Segundo o professor do Curso de Moda, Design e Estilismo e idealizador do evento, Prof. Me. Ascanio Wanderley, o evento chega na sua 10º edição, consolidando uma edição histórica, com total apoio do corpo docente da Universidade. Os alunos desfilaram na passarela seus talentos e mostraram os diversos olhares sobre o nosso Piauí.

“É muito gratificante fazer e realizar o evento, porque mostra que o Piauí é de fato um estado extremamente rico e cheio de perspectivas, essas que os alunos do curso têm. Graças ao corpo docente e a apoiadores, o que era uma avaliação de duas disciplinas se transformou nesse evento que todos esperam, e estamos muito felizes por isso “, destaca o professor.

Carro pegando fogo na UFPI - 13-09-18-2.jpgProf. Me. Ascanio Wanderley Abrantes de Carvalho 

Segundo Naíssa Silva, aluna do 9º período do curso de Moda, o Piauilismo é uma oportunidade de pôr em prática tudo que aprendeu no decorrer do curso, e concretizar os conhecimentos na realização de um grande evento de moda, com a magnitude que possui o Piauilismo. A estudante destaca também que o evento resgata e respira regionalidade, mostrando que há no estado muita cultura, talento, força e principalmente moda autoral.

“É o início da carreira dos novos designers de moda formados pela UFPI. É a comprovação de que no estado há profissionais que pensam e criam moda de verdade, uma moda honesta e pensada em cada detalhe. O Piauí é um estado cheio de possibilidades de inspiração, desde sua natureza à sua gente que é a sua maior riqueza, basta abrir os olhos e ver. O meu look autoral, por exemplo, retrata a resistência LGBT no Piauí, que, infelizmente, ainda é necessária”, disse.

Carro pegando fogo na UFPI - 13-09-18-3.jpgA direita Formanda do Curso de Moda UFPI - Naíssa Silva Costa e na esquerda sua produção

Nessa edição, a décima turma de formandos ficaram responsáveis pela organização do evento, que contou com apresentações orais e comerciais. Os alunos dos semestres iniciais tiveram oportunidade de também participar do evento, ter os primeiros contados com o mundo por trás das passarelas, o backstage.

Veja mais fotos: 

Carro pegando fogo na UFPI - 13-09-18-10.jpg

Carro pegando fogo na UFPI - 13-09-18-6.jpg

Carro pegando fogo na UFPI - 13-09-18-9.jpg

Carro pegando fogo na UFPI - 13-09-18-7.jpg

 

 

 

Fim do conteúdo da página