Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Coordenadora do NUPEC participará de Conferência Latinoamericana e Caribenha de Ciências Sociais

A coordenadora do Núcleo de Pesquisas sobre Crianças, Adolescentes e Jovens (NUPEC) e professora do mestrado em Sociologia da UFPI, Professora Lila Cristina Xavier Luz, participará da 8ª Conferência Latinoamericana e Caribenha de Ciências Sociais, que acontecerá no período de 19 a 23 do corrente, na Cidade de Buenos Aires-Argentina, ocasião em que mediará e fará exposição no Painel "Juventudes y políticas de infancias", tendo como expositores; Javier Alvarez, da Universidad de Chile; Jose de Jesus Villalobos Martinez, da Alianza para la integracion comunitaria utopia A. C. APIC UTOPIA, México, Jose Miguel Lave, Universidad de Chile, Yussef Becher, da Universidad Nacional de San Luis-Argentina.

Além dessa atividade, a professora participará do livro: "Juventudes e infancias en el escenario latinoamericano y caribeño actual", organizado por Melina Vázquez, María Camila Ospina Alvarado e María Isabel Domíngue. O livro conta com a participação de pesquisadores de 13 países, incluindo Ernesto Rodríguez, José Eduardo Noronha, Marisa Fefferman, Ana Claudia Cifali, Miriam Abramovay, Alejandra Barcala, dentre outros. Do Brasil participam da escrita do livro dez pesquisadores, sendo dois do NUPEC, Lila Cristina Xavier Luz e Maria D'alva Macedo Ferreira.

O livro nasceu com da necessidade de construir uma agenda de discussão sobre temáticas relacionadas a infâncias e jovens em um contexto político contemporâneo, de retirada de direitos em quase todos os países da América Latina. Este trabalho coletivo reúne diversas colaborações que tratam de contextos particulares, porém que já explicitam mudanças na gestão do estado, com grave implicações que resultam no desmonte das políticas públicas para esse segmento social. Convidamos leitores e leitoras a enveredar na interessante trama presente nos capítulos que compõem o presente livro, os quais objetivam possibilitar reflexões e análises para fundamentar intervenções no debate público e político por meio da crítica comprometida com a realidade da América Latina e Caribenha. Parabéns aos autores. Boa leitura!! Coordenação do Núcleo de Pesquisas sobre Crianças, Adolescentes e Jovens.

Link do livro.