Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > HU: projeto de extensão conquista primeiro lugar em Seminário da UFPI

HU: projeto de extensão conquista primeiro lugar em Seminário da UFPI

O projeto de extensão “Boas Práticas de Enfermagem no Tratamento de Feridas Complexas”, fruto de parceria do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), filiado à Empresa Brasileira dos Serviços Hospitalares (Ebserh), com o Departamento de Enfermagem da Universidade, conquistou o primeiro lugar, na área de saúde, no 8º Seminário de Extensão e Cultura da UFPI/5ª Mostra de Comunidades, promovido pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura e realizado de 06 a 09 de novembro, em todos os campi da Universidade.

O projeto funciona desde setembro de 2017 e atende cerca de 10 pessoas por dia, no Ambulatório de Cuidados de Portadores de Feridas Complexas do HU-UFPI, com grande incidência e prevalência de pacientes com úlceras vasculogênicas, arteriais ou mistas. “Conheceu-se o fluxo de funcionamento e a organização do ambulatório e foram realizadas consultas de enfermagem de admissão entre outras coisas”, relata Graziela Roberta Silva, professora do Departamento de Enfermagem e uma das coordenadoras do Projeto.

FOTO HU20181114114544

Professora Graziela Roberta Silva e outras integrantes do projeto de extensão “Boas Práticas de Enfermagem no Tratamento de Feridas Complexas”

Para Roxana Mesquita, enfermeira do HU-UFPI e também envolvida no Projeto, durante as atividades, “percebeu-se a importância da análise das características da ferida, visando melhor cobertura e atendimento humanizado”, explica. “Verificou-se a importância do fornecimento de informações ao paciente e ao seu acompanhante, objetivando o seu empoderamento e o autocuidado”, completa Ana Carolina Moura, também coordenadora e professora do Departamento de Enfermagem.

O projeto de extensão conta também com a presença de estudantes de Enfermagem, em suas atividades. “Os resultados mostram a importância do profissional de enfermagem na promoção da saúde da população”, finalizam Francisca das Chagas e Sheyla Braga, enfermeiras do Hospital.