Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Médico do HU-UFPI é promovido à professor titular
Início do conteúdo da página

Médico do HU-UFPI é promovido à professor titular

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17
WhatsApp Image 2018-11-09 at 18.00.17.jpeg
O dermatologista Lauro Lourival Lopes Filho foi promovido à condição de Professor Titular do Departamento de Medicina Especializada da UFPI, após ter Memorial Descritivo aprovado pela banca examinadora. A defesa ocorreu na tarde desta nesta sexta-feira (09), no auditório do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e no qual Lopes Filho atua como médico na Unidade de Clínica Médica e onde também supervisiona o Programa de Residência Médica em Dermatologia. 
 
Professor da UFPI há 38 anos, instituição em que também se graduou, Lauro Lopes Filho, iniciou sua vida docente durante o curso de medicina, para ter uma renda que lhe permitisse arcar com alguns custos de sua vida de estudante. “Foi um caminho sem volta, uma paixão”, disse, na apresentação do Memorial – 2ª e última etapa do processo, a primeira fora a aprovação do Relatório de Atividades do docente, que aborda ensino, produção intelectual e outras atividades.  

WhatsApp Image 2018-11-09 at 18.00.16.jpeg

“A UFPI ganha um grande professor titular” disse Francisca Regina Carneiro, professora da Universidade Estadual do Pará (Uepa) e membro da banca. “Lauro já era um professor titular, isso foi oficializado”, explicou Valeria Petri, também membro da banca e professora da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp). “Por várias vezes foi escolhido melhor professor, manteve a integridade da cultura médica” completou Mauricio Alchorne, também da EPM/Unifesp. 
WhatsApp Image 2018-11-09 at 18.00.19 (3).jpeg
 
Presente na abertura dos trabalhos, o reitor da UFPI, professor Arimateia Lopes, lembrou que “a história acadêmica de Lauro engrandece a UFPI”, afirmação corroborada pelo presidente da banca, professor Viriato Campelo, diretor do Centro de Ciências da Saúde da Universidade: “Ganha a UFPI junto ao MEC, ter seu decano e coordenador das atividades de dermatologia como professor titular”.

Sobre a Ebserh

Desde abril de 2013, o HU-UFPI é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh

 

Fim do conteúdo da página