Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > NUEPES promoverá IV Congresso de Atenção Primária a Saúde (CIAPS 2019)
Início do conteúdo da página

UFPI celebra abertura do XXVII SIC, X SDTI, VIII SEMEX e a V Mostra de Comunidades

Imprimir
Publicado: Quarta, 07 de Novembro de 2018, 18h09

 O Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI)  foi palco, na noite da terça-feira (06), da abertura do XXVII Seminário de Iniciação Científica (SIC), do X Seminário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SDTI), do VIII Seminário de Extensão e Cultura (SEMEX), que contou com a apresentação da Orquestra Jazz Sinfônica da UFPI sob regência do Prof. Samuel Fagundes. Além de representantes da Administração Superior, o evento contou com a presença de professores, estudantes e a comunidade em geral. Os seminários ocorrem até sexta (9).

_DSC9929.JPGOrquestra Jazz Sinfônica da UFPI/ Regente: Prof. Samuel Fagundes

O Prof.Dr. José Arimatéria Dantas Lopes, Reitor da Universidade, iniciou sua fala destacando a importância da participação de estudantes no evento e do empenho das equipes da Universidade para a realização dos Salões, atividades inteiramente custeadas pela instituição. “Quero parabenizar os organizadores do evento pela dedicação e doação para que os Salões possam ocorrer a pesar das dificuldades que enfrentam as universidades. Reafirmamos o compromisso de apoiar a extensão, a pesquisa e o ensino na nossa Instituição, colocando o aluno como principal alvo da nossa atenção. Desejo a todos um excelente evento!".

_DSC0051.JPGProf. Dr José Arimatéia Dantas Lopes - Reitor 

O Prof.Dr Marcos Lira apresentou algumas das novidades do VIII SEMEX. “O SEMEX deste ano traz eixos de discussão relevantes no cenário nacional, como captação de recursos, curricularização entre ensino, pesquisa e extensão e a relação dialógica da Universidade com a comunidade. Ao todo, são 1.466 participantes, divididos entre os  5 campi, contando com a gratuidade do evento, que é uma novidade este ano.”, disse. "No total, foram 305 trabalhos submetidos, 1400 participantes sendo, 400 de Bom Jesus, o local com mais doutores por metro quadrado, sendo destaque em todo o estado do Piauí em pesquisa cientifica", completou.

_DSC0030.JPGProf.Dr Marcos Lira/ Coordenador do SEMEX.

O Prof. Dr João Bastista Lopes, representando o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, Prof. Dr. João Xavier, ressaltou a intensa preparação para o evento a fim de apresentar ao público uma programação rica e qualificada. "Considerando a amplitude dos benefícios do programa de Iniciação Cientifica (IC) e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação propiciado aos estudantes de graduação e ensino médio na formação academica, tivemos, ao decorrer desse evento, uma dedicação integral com grande esforço em busca do melhor.”, falou.

O professor afirmou também que o objetivo do evento é estimular o desenvolvimento do pensar científico e criativo, despertando assim a vocação investigativa e, ao mesmo tempo, criando um ambiente propício para despertar interesse na pesquisa nos alunos de graduação e de ensino médio.Ao todo, são 1089 trabalhos distribuídos: 684 em Teresina, 130 Bom Jesus, 35 Floriano, 139 Parnaíba, 101 Picos em todas as modalidades do programa, contando também com 504 professores que trabalham e participam pró-ativamente nos projetos.

_DSC0038.JPGProf.Dr João Batista Lopes - Coordernador do Evento- PIBID

A relevância da extensão para conectar a instiuição com as demandas da comunidade foi destaque na fala da Profa. Dra. Cleânia Sales, Pró-Reitora de Extensão e Cultura. “É chegada a hora de partilhar as experiências vivenciadas pelos extencionalistas da UFPI junto com os demais setores da comunidade, não só em nível local, mas também em cenário nacional, frisou. Sobre o V Mostra de Comunidades, atividade que integra o VIII SEMEX, a Pró-Reitora destacou que "a comunidade nos interiores não irão atuar apenas como ouvinte, mas também como participantes ativos do evento, demonstrando o quanto o conhecimento acadêmico é formado também pelo conhecimento popular". A Pró-Reitora fez menção ainda a uma das novidades do SEMEX. “A principal mudança foi a gratuidade do evento, e a ocorrência das atividades em conjunto, o que prova o fortalecimento na pesquisa e extensão da Universidade Federal do Piauí.

_DSC0042.JPG Cleânia de Sales Silva - Pró-Reitora de Extensão e Cultura

Um dos destaque na solenidade de lançamento dos Salões foi a conferência de abertura proferida pelo Prof. Dr. Klaws Werner Copelle, ex-reitor da Universidade Federal do ABC ( UFABC), com o tema Reflexões sobre o papel das universidades e o impacto da tecnologia no mundo moderno: de onde viemos, pra onde vamos".

_DSC0078.JPGProf. Dr. Klaws Werner Copelle

 

Outro destaque foi o lançamento dos editais do PIBIC, ICV, PIBIC-EM, PIBIT-ITV 2019-2020 com o período de subimissão de trabalhos 03 de Dezembro de 2018 á 11 de Março de 2019.

Confira o vídeo aqui.

 

Fim do conteúdo da página