Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Convite: cerimônia de abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Imprimir
Publicado: Quarta, 10 de Outubro de 2018, 11h53

convite palestra snct20181010114801

A Comissão Organizadora Local da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia convida a todos para cerimônia de abertura do evento que será realizada no dia 16 de outubro, às 9h, no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí, com a apresentação da palestra "Ciência, pesquisa e o papel para a sociedade", que será proferida pela pós-doutora em Física da Matéria Condensada, Renata Aquino da Silva de Souza, da Universidade de Brasília.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT - foi estabelecida pelo Decreto de 9 de Junho de 2004. Ela é realizada sempre no mês de outubro sob a coordenação do MCTIC, por meio da Coordenação-Geral de Popularização e Divulgação da Ciência (CGPC/SEPED) e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. A SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema. O período oficial da 15ª SNCT vai de 15 a 21 de outubro de 2018.

Saiba mais sobre a palestrante:

Renata Aquino da Silva de Souza é licenciada em Química pela Universidade Católica de Brasília (1995), mestre em Química pela Universidade de Brasília (1998), doutorado em co-tutela em Chimie Physique Et Chimie Analitique - Universite de Paris VI (Pierre et Marie Curie) (2003) e em Fisico-Química pela Universidade de Brasília (2003). Pos-Doutorado em Fisica da Materia Condensada pela Université Paris VI. Atualmente é Professora Adjunta do curso de Ciencias Naturais da FUP-Universidade de Brasília e Professora Fundadora da Pós-Graduação em Ciência de Materiais da FUP.Tem experiência na área de Química e Fisica do Estado Condensado, atuando principalmente nos seguintes temas: Elaboração de Fluidos Magnéticos por Sintese Quimica em meio Aquoso, Caracterização Fisico-Quimica de Fluidos Magnéticos, Comportamento magnético de Fluidos Magnéticos e de particulas em nanoescala, Nanopartículas e Efeitos de Superficie.

Fim do conteúdo da página