Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > Kits Odontológicos são entregues a estudantes do Curso de Odontologia da UFPI

Kits Odontológicos são entregues a estudantes do Curso de Odontologia da UFPI

Última atualização em Segunda, 01 de Abril de 2019, 09h51

“É muito importante saber que a instituição que eu escolhi estudar se preocupa comigo e se preocupa com a qualidade da profissional que estou me tornando”, comentou empolgada a estudante do 4º período de Odontologia, Newany Santos, enquanto aguardava receber seu Kit Odontológico com todos os materiais necessários para a realização das atividades práticas do curso.

ENTREGA KITS ODONTOLÓGICOS 272019033118054920190401093132

Newany Santos Sá, estudante do Curso de Odontologia da UFPI

Na tarde da última sexta-feira (29), Newany e mais cinco colegas do curso de Odontologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) receberam o Kit Odontológico disponibilizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) para estudantes que, entre outros critérios, são procedentes de famílias com renda de até um e meio salário mínimo por pessoa. “É muito importante receber esses Kits da UFPI, pois é um material necessário para se manter no curso e o custo é muito alto. É um incentivo muito importante para que a gente continue até a formação”, ressaltou Newany.

DSC 87952019033118115120190401093614

Seis estudantes do 4º período do curso de Odontologia da UFPI receberam o Kit Odontológico

Os kits possuem os materiais permanentes necessários para as disciplinas práticas. Os estudantes ficam com os kits do 4º ao 9º período, depois, são devolvidos e repassados para outros colegas de graduação. O programa existe na UFPI desde 2011 e já contemplou 106 estudantes. Os recursos são provenientes do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). Atualmente, 59 estudantes estão em posse dos kits odontológicos.

ENTREGA KITS ODONTOLÓGICOS 4 12019033118150420190401093808

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, informou que mesmo no cenário de crise e corte orçamentário nas universidades públicas, a Instituição tem lutado para continuar com os programas de assistência estudantil, dentre outras ações que garantem a permanência do estudante na Universidade. Declarou ainda que a UFPI tem economizado em outras ações que não refletem diretamente na vida do estudante. “Apesar das dificuldades nós estamos mantendo esse trabalho de assistência ao estudante, não cortamos bolsas de nenhum tipo de assistência, para isso nós passamos a economizar em outras ações, naquilo que não reflete diretamente na vida do estudante. Nossa gestão continua com foco na qualidade do ensino da pesquisa e extensão visando principalmente as condições para que os estudantes possam realizar seus cursos com qualidade”, destacou.

ENTREGA KITS ODONTOLÓGICOS 132019033118175520190401093938

Pró-Reitora da PRAEC, Profa. Dra. Adriana de Azevedo Paiva

A Pró-Reitora da PRAEC, Profa. Dra. Adriana de Azevedo Paiva, ressaltou que mesmo com a escassez de recursos federais os esforços estão sendo feitos pela Instituição na garantia de ações que contribuam para que os estudantes concluam o curso da melhor forma possível. “A Universidade não tem descansado na tentativa de manter a assistência estudantil que é um direito importante. A Universidade vive em prol do estudante e na luta para que eles consigam permanecer no curso e se formarem adequadamente, com qualidade, esse é o nosso papel”, informou.

ENTREGA KITS ODONTOLÓGICOS 242019033118195320190401094107

Coordenadora do Curso de Odontologia, Profa. Dra. Caroline de Deus Tupinambá

Segundo a Coordenadora do Curso de Odontologia, Profa. Dra. Caroline de Deus Tupinambá, o kit custa em torno de três mil reais e é de grande contribuição para os estudantes. “Sem o kit, os estudantes não teriam condições de fazer as disciplinas. São materiais essenciais para a prática, tanto clínica quanto laboratorial, e de disciplinas básicas e de atendimento aos pacientes”, salientou.

Também participaram da entrega, a coordenadora da Coordenadoria de Assistência Comunitária (CACOM), Profa. Dra. Josie Haydée Lima Ferreira Paranaguá; chefe do serviço odontológico da UFPI, Patrick Quelemes; dentista do serviço odontológico e o assessor da PRAEC, Maurício Borges.