Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > Time de beach handebol da UFPI participa de campeonato em Brasília-DF

Time de beach handebol da UFPI participa de campeonato em Brasília-DF

O time masculino de beach handebol da Universidade Federal do Piauí participou, no último mês de novembro, dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), um evento do conjunto de esportes praticados por estudantes universitários no Brasil e organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário.

Foi a primeira vez que a Universidade Federal do Piauí disputou o campeonato. A participação na competição rendeu ao time da UFPI a 4ª colocação na modalidade praia.

handebol 120181214104703

Equipe de handebol masculino da Universidade Federal do Piauí e professor Emídio Matos

Sob supervisão do Prof. Dr. Emídio Matos, pesquisador de handebol, o time que é composto em sua maioria por alunos do curso de Educação Física, também teve a oportunidade de transformar o processo de planejamento para o campeonato num Laboratório Pedagógico e de Pesquisa com o auxílio de um psicólogo e também de um fisioterapeuta, assim como alunos do curso de Educação Física. “É assim que tem que ser a preparação de equipe para uma competição, para que a gente tenha todos os cuidados e os alunos do curso de Educação Física tenham essa vivência do que a gente estuda na teoria mas dificilmente tem oportunidade de praticar”, explica.

handebol 220181214104857

Equipe de handebol masculino da UFPI durante competição em Brasília-DF

A equipe iniciou a preparação para a competição em meados de maio e durante os treinos os atletas foram acompanhados no que diz respeito à periodização e programação dos treinamentos. “Tradicionalmente as pessoas se reúnem na véspera da competição e viajam. Mas decidimos fazer uma preparação de longo prazo para poder fazer esse laboratório pedagógico e participar da competição de fato competindo de igual para igual com as outras equipes”, destaca o professor.

Danilo de Moura Moraes, aluno do Curso de Educação Física e capitão da equipe, afirma que competir novamente nos Jogos Universitários Brasileiros está entre os planos de 2019 para o time. “Foi uma experiência nova e muito boa. Tenho certeza que demos o nosso melhor. E vamos levar a frente para o próximo ano e conseguir melhores resultados”.

handebol 320181214105028

Danilo Moura Moraes, aluno de Ed. Física e capitão do time de handebol masculino da UFPI, e Prof. Dr. Emídio Matos,

treinador do time

Além de participar do time como capitão, Danilo Moraes vive entre a teoria e a prática, pois o Laboratório Pedagógico servirá como objeto de estudo para sua monografia, no próximo semestre. “Isso é um incentivo a mais. Poder conciliar isso é muito bom pra mim”, declara Danilo.

Na Universidade Federal do Piauí, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC/UFPI), são realizados os Jogos Universitários da UFPI, visando o fortalecimento das ações de esporte e lazer na universidade. É prestado apoio através de concessão de bolsas estudantis para incentivar o esporte e a prática de atividades físicas "O  esporte universitário  é veículo de formação e deve ser considerado também como fenômeno social, que concorre para suprir as necessidades de intercâmbio e integração física, cultural e social dos universitários, visando o bem-estar do estudante e contribuindo para seu desempenho acadêmico", afirma a Profa. Adriana Paiva, Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários da UFPI.