Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Evento apresenta às crianças conteúdos de Anatomia e Histologia de maneira lúdica no CSHNB

Publicado: Terça, 29 de Outubro de 2019, 17h07 | Última atualização em Terça, 29 de Outubro de 2019, 17h13

Mostrar os conteúdos de Anatomia e Histologia de uma maneira lúdica a estudantes da rede pública de ensino de Picos e região. Foi com esse objetivo que o Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, da Universidade Federal do Piauí promoveu na sexta-feira, dia 25 de outubro, o Anatokids. O evento é uma iniciativa vinculada ao Projeto de Extensão: "Popularização da Morfologia para alunos e professores da Rede Pública de Ensino (PopMorf)".

Anatokids 720191029165232Acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Medicina e Nutrição apresentando paródia aos visitantes.

Conforme a coordenadora do evento, Profª Drª Larissa Alves Guimarães, passaram pelas atividades desenvolvidas no Campus cerca de 250 alunos distribuídos em oito turmas vindas de escolas de Picos e região. “Estamos na primeira versão que tem como proposta trazer alunos de terceiro a quinto anos do Ensino Fundamental para o ambiente da Universidade. Adequamos em forma de peça, de gincanas, de quebra-cabeça para poderem complementar o aprendizado que tem na sala de aula de uma forma diferente e também tendo contato com o ambiente universitário. A ideia é complementar a aprendizagem de forma lúdica e divertida para essas crianças”, afirmou.

Anatokids820191029165648Docentes e discentes participando de peça teatral sobre o sistema digestório.

A Profª Drª Larissa Alves Guimarães ressalta também sobre a importância de desenvolver ações como essa. “A universidade está aqui também para prestar um serviço para a comunidade, não só formando pessoas academicamente, mas também mostrando a sua função social e complementando certas deficiências que sabemos que podem existir em outros níveis de ensino”, destaca.

Anatokids 920191029170113Parte da equipe atuante no projeto “Anatokids”.

Para a Profª. Drª. Fátima Regina Nunes de Sousa, coordenadora do projeto de extensão, PopMorf, é importante que a Universidade atue em ações como esta. “Como o próprio projeto geral, o Anatokids tem essa conotação voltada para as escolas públicas, sendo que tivemos a procura de duas escolas privadas e abrimos duas turmas para elas. É um evento importante porque além dos aspectos anatômicos nós estamos também com a possibilidade da visualização de tecidos através do microscópio óptico, que sabemos que não existe nas escolas públicas da região, sendo um ponto importante e positivo nesse evento” destaca.

Anatokids 220191029163501Profª Drª Fátima Regina e acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Medicina com participantes do evento.

A estudante do terceiro período de Medicina, Nelita Moura, fala sobre a importância de contribuir com as ações desenvolvidas na Universidade. “Para mim é muito importante trabalhar a extensão, pois faz com que tenha uma maior proximidade com o nosso público-alvo. Quando chegamos no curso temos uma metodologia ativa e somos muito estimulados a ir para as comunidades junto com os nossos professores. Esse projeto estimula muita gente, quando vemos as crianças e além de nos estimular, estimula elas a virem também ao âmbito acadêmico”, afirma.

Anatokids 120191029163112Acadêmicos do CSHNB em atividade proposta a visitantes durante o evento.

Para o Gestor da Unidade Escolar Eliseu Nunes em Sussuapara – PI, Antônio Francisco Veloso de Lima, o projeto é enriquecedor para as crianças. “Vemos uma importância muito gratificante em relação as exposições dos trabalhos que é uma aprendizagem maior para elas. Esse é um projeto que vai fazer com que haja um maior índice de aprendizagem entre eles, fazendo com que também gostem, tenham um prazer de estar participando de um evento como esse porque é muito importante para a vida deles”, finaliza.

Esse evento contou com a parceria da Liga Universitária de Anatomia Humana e com alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem e Nutrição.

Anatokids 320191029164204Durante o evento as crianças tiveram a oportunidade de visualizar amostra de tecidos através de microscópio óptico.

Confira mais fotos:

Anatokids620191029164523