Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Conselho do CSHNB realiza a sua centésima reunião

Conselho do CSHNB realiza a sua centésima reunião

Publicado: Sexta, 20 de Setembro de 2019, 10h34 | Última atualização em Sexta, 20 de Setembro de 2019, 15h53

WhatsApp Image 2019 09 20 at 09.31.5220190920102318

Representantes do Conselho do campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB) da Universidade Federal do Piauí participaram na quarta-feira, dia 18 de setembro, da centésima reunião do órgão. Em pauta estiveram temas como afastamento para pós-graduação e alteração do nome de laboratório.

O Conselho do CSHNB foi instituído em 2016, durante a gestão da Prof.ª Dr.ª Maria Alveni Barros Vieira, através da Resolução nº 041/2016, documento que aprovou o Regimento Interno do Campus. O Conselho é o órgão deliberativo máximo, em matéria administrativa e didático-científica, sendo composto pelo: diretor como presidente, vice-diretora como vice-presidente e coordenadores dos cursos com cadeiras cativas.

Além disso, o órgão também conta com a representação de dois professores efetivos por cursos e um representante técnico-administrativo, com seus respectivos suplentes, eleitos por seus pares, com mandato de dois anos e de até um quinto (1/5) de representantes estudantis, com seus respectivos suplentes eleitos por seus pares com mandato de um ano.

O presidente do Conselho do campus, Gleison Monteiro, apresenta a centésima reunião como um momento importante para a comunidade acadêmica. “Desde que assumimos, nós sempre tivemos, o objetivo de pautar as questões relacionadas ao CSHNB, sobretudo nas demandas de ensino, pesquisa e extensão e outras que sempre aparecem, pautamos a decisão a partir do coletivo, nunca tomar decisão monocrática e o Conselho tem sido isso. Nós o utilizamos para democratizar as decisões”, explica o diretor.

A coordenadora do curso de Pedagogia, Isabel Orquiz, que participa pela terceira vez da equipe, diz que a efetividade do Conselho convém para que seja coloca a par a realidade enquanto vida acadêmica da instituição. “Serve para que possamos nos projetar e estar levando orientações ao corpo docente e discente de como estar superando desafios, principalmente, os que estão sendo postos na atualidade, nesses últimos dias, com a presente conjuntura que vivemos no nosso país”, destaca a conselheira.

Uma das características fundamentais do Conselho, segundo o conselheiro, Juscelino Francisco Nascimento, coordenador do curso de Letras, é o fato de em seu âmbito as decisões serem tomadas de forma colegiada. “As reuniões acontecem todos os meses, sempre na terceira quarta-feira do mês pela manhã ou à tarde. Qualquer deliberação que diga respeito ao Campus tem que ser debatido aqui como por exemplo: vagas para novos concursos, remoção de servidor, qualquer pauta deliberativa tem que passar pelo Conselho”, explica.

Sobre a atuação discente, a coordenadora do curso de História, Ana Paula Cantelli, enfatiza que é ao longo da formação que os estudantes vão tomando conhecimento sobre a real função do órgão. “A participação é muito importante para que o aluno compreender qual é o funcionamento da universidade, como é que o campus funciona, quais são os problemas cotidianos, então é um momento de grande aprendizado para eles e eles participam sim, têm voz, tem voto, trazem questões para a gente e todos nós discutimos em pé de igualdade. É um espaço de democracia.” disse a conselheira.

Acadêmico do curso de Nutrição e conselheiro discente, Eliakim Aureliano, avalia como positiva a presença de estudantes. “Representa ter visibilidade e consciência do que acontece dentro do campus, porque muitas vezes, por exemplo, professores se afastam e nós que estamos dentro do curso normalmente não sabe o porquê e aqui no conselho sabemos os motivos e nós enquanto alunos temos essa informação, participamos deste processo votando contra ou a favor e conseguimos repassar para os nossos colegas dentro do curso, ou seja, tem uma clareza do que acontece”.

Eliakim Aureliano, finaliza reforçando sobre a importância da participação de representantes de todos os cursos nesse órgão deliberativo. “Não temos discentes de todos os cursos, apesar de aberta a eleição para todas as graduações, nem todos se inscreveram. Seria importante a participação de representantes de todos os cursos no Conselho porque a partir disso o discente apresentaria o curso e passaria as informações para os alunos na turma”, finaliza.

Por: Jakeline Leal

Confira mais fotos:

WhatsApp Image 2019 09 20 at 09.31.52 120190920102317

WhatsApp Image 2019 09 20 at 09.31.52 420190920102318WhatsApp Image 2019 09 20 at 09.31.52 320190920102317