Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Começam nesta segunda as aulas do semestre letivo

Instagram - Parfor

Começam nesta segunda as aulas do semestre letivo

As aulas do semestre letivo do PARFOR/UFPI, referentes a 2018.2, começam na próxima segunda, dia 7. Retornam às aulas 333 alunos nos polos de Bom Jesus, Luzilândia, Parnaíba, Teresina, Currais e Uruçuí, que atendem aos cursos atualmente ofertados pelo programa: História, Geografia, Pedagogia, Educação Física e Letras Português.

Ainda nesta sexta (4), foi realizada uma reunião para definir os últimos detalhes e toda a equipe do PARFOR/UFPI está mobilizada para a acompanhar a abertura do período letivo nos novos polos. A coordenadora geral do PARFOR/UFPI, Glória Ferro, tem expectativas de um início de período bem-sucedido.

“Passamos o mês de dezembro e início de janeiro realizando reuniões, organizando e planejando previamente o início do período letivo. Tivemos um encontro com os professores selecionados no último edital para informar sobre as diretrizes e a logística de funcionamento no âmbito do PARFOR/UFPI e sobre a organização do SIMPARFOR”, explica a coordenadora.

A coordenadora geral do PARFOR/UFPI, Glória Ferro, espera um início de período bem-sucedido

Somente em turmas novas, são 253 alunos que ingressam na próxima segunda em cursos de licenciatura. Os coordenadores de curso Bartira Araújo, Janete Paranhos, João Benvindo, Maraísa Lopes e a assessora técnica, Lília Santiago, viajam em caravanas aos municípios de Luzilândia, Uruçuí e Currais para receber os novos cursistas e ministrar o Seminário de Introdução aos cursos.

O Seminário de Introdução ao Curso é uma disciplina do componente curricular obrigatória. "O objetivo é socializar informações gerais aos alunos ingressantes do Período Letivo 2018.2, sobre os respectivos cursos, assim como apresentar a Universidade Federal do Piauí", explica a professora Bartira, coordenadora do curso de Geografia.

Dentre as informações compartilhadas com os alunos estão a apresentação dos Projetos Pedagógicos dos cursos, de modo a fazer conhecer a estrutura curricular de cada licenciatura e as possibilidades de atuação profissional nas respectivas áreas, o Simparfor e as Normas de Graduação da UFPI, além de apontar os diversos setores e serviços disponíveis na UFPI para a comunidade estudantil.

Os cursos de Licenciatura do PARFOR são destinados aos professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais dos Estados que aderiram ao Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica e que não possuem formação adequada às exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira.