Página inicial > Últimas Notícias - EDUFPI > Participação da EDUFPI no SALIPI 2018 é marcada por grandes lançamentos

Participação da EDUFPI no SALIPI 2018 é marcada por grandes lançamentos

“Uma casa sem livros é um corpo sem alma”. Com esse tema, o Salão do Livro do Piauí (SALIPI) chegou à sua 16ª edição, realizada no período de 1º e 10 de junho, no espaço Rosa dos Ventos, da Universidade Federal do Piauí, correalizadora do evento juntamente com a Fundação Quixote.

Pelo quinto ano consecutivo a UFPI sediou o evento, que é considerado a maior feira de livros do Piauí, e contou com um público de mais de 180 mil pessoas. Foram dezenas de estandes com venda de livros, oferta de cursos, bate-papo literário, palestras, exposições, música, dança e apresentações teatrais.

Os lançamentos da Editora Universitária (EDUFPI) mais uma vez marcaram presença nesta edição, mantendo a tradição de apresentar as produções acadêmicas feitas dentro da UFPI, com incentivo à leitura e à promoção do desenvolvimento do Piauí. O SALIPI é uma excelente oportunidade para que seja divulgada a produção acadêmica que é feita na Universidade, e este ano foram lançados 30 títulos durante o evento.

Lancamentos Edufpi20180625151447

Obras lançadas pela EDUFPI durante o SALIPI deste ano

Segundo o Diretor da EDUFPI, Prof. Dr. Ricardo Alaggio, para o SALIPI foi reunido tudo aquilo que recebeu ISBN e que está pronto. Não são apenas livros feitos pela Gráfica Universitária, são também livros feitos em parcerias com os programas de pós-graduação e os grupos de pesquisa da UFPI. Foram lançados livros inéditos, tanto no stand da EDUFPI como no Bate-Papo Literário.

O Diretor da EDUFPI destaca que o grande diferencial da EDUFPI é o foco em temáticas sobre o estado. “A EDUFPI é muito representativa, ou seja, de todas as editoras do Piauí nós temos um grande foco no estudo sobre o nosso estado. Quase tudo que nós publicamos está voltado para isso. Então, se você quer um olhar sobre o estado, se quer estudar o Piauí, você encontra esse material na Editora da UFPI”.

Professor Ricardo Alaggio20180625151553

Diretor da Editora Universitária (EDUFPI), Prof. Ricardo Alaggio

Um dos livros lançados pela EDUFPI durante o Salão foi o "Pesquisas botânicas e ecológicas do Piauí", organizado pelo Professor Jesus Rodrigues Lemos, docente do Campus Ministro Reis Velloso (CMRV), da UFPI em Parnaíba. O livro aborda algumas pesquisas botânicas e ecológicas realizadas na região norte do Piauí. "Esse livro é a minha segunda obra e ele faz referência a pesquisas na área de botânica, realizadas especificamente no norte do estado, e surgiu de uma lacuna que ainda tínhamos no que se refere à sistematização dessas informações. Tenho colegas que trabalham na área de botânica, mas que normalmente publicam em revistas especializadas. Tive a ideia de fazer, igualmente a um primeiro que já publiquei, a divulgação no formato de livro, porque eu vejo que é um veículo diferente e que pode ter acesso a um público maior", afirmou.

lançamento edufpi20180625151643

Livro "Pesquisas botânicas e ecológicas do Piauí" lançado pela EDUFPI no SALIPI

A EDUFPI iniciou como uma editora de pequeno porte, e atualmente é a maior do Piauí, e de porte médio em nível nacional. O que impulsionou o surgimento, produção e o seu crescimento foi a enorme demanda de produção de conhecimento na UFPI. “Atualmente, a EDUFPI possui uma média anual de publicações em torno de 150 títulos registrados na Agência Nacional do ISBN/Biblioteca Nacional. Da mesma forma que cresce a produção acadêmica da Universidade, aumenta a qualidade e expansão da Editora”, conclui o Prof. Ricardo Alaggio.

Confira aqui a relação dos títulos lançados pela EDUFPI no SALIPI.