Página inicial > Últimas Notícias - EDUFPI > PARFOR/UFPI lança livro "Relatos de experiência: leitura e produção de textos"

PARFOR/UFPI lança livro "Relatos de experiência: leitura e produção de textos"

Capa_do_livro.jpg

Organizado pelos professores João Benvindo de Moura e Naziozênio Lacerda, ambos do curso de Letras, o livro "Relatos de experiência: leitura e produção de textos" no PARFOR/UFPI foi lançado recentemente, por meio da Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI) com apoio da Coordenação Geral do PARFOR/UFPI.

De acordo com os organizadores, o objetivo do livro é socializar experiências exitosas e, para tanto, foi realizado um trabalho de estímulo aos professores formadores do PARFOR/UFPI que ministraram a disciplina “Leitura e Produção de Textos” nos diversos cursos de licenciatura oferecidos pelo Programa nos últimos dois anos. Tal instigação objetivou a produção e publicação de relatos de experiência através dos quais os professores pudessem socializar experimentos exitosos e, assim, contribuir para o aprimoramento da prática docente, das ações do Programa e da educação pública brasileira, de modo geral.

O livro possui sete artigos produzidos por professores vinculados ao PARFOR/UFPI nos quais são apresentadas experiências diversas relacionadas à leitura e produção de textos na Olimpíada Brasileira de língua Portuguesa, nos cursos de Letras, História, Ciências da Natureza, Arte, Matemática, Educação Física etc.

As pesquisas revelaram que os conhecimentos teóricos e metodológicos utilizados pelos professores possibilitaram o rompimento de uma prática que considera a produção textual apenas como preenchimento de um formulário preestabelecido pela escola. Tal mudança contribuiu para uma melhoria significativa das habilidades de escrita dos alunos, elevando a autoestima dos mesmos e a percepção do mundo que os cerca, fazendo com que ajam como sujeitos do processo de aprendizado.

Para a professora Glória Ferro, Coordenadora Geral do PARFOR na UFPI, iniciativas como esta engrandecem o Programa, pois contribuem para a melhoria dos resultados e instigam todos os envolvidos a refletirem sobre sua prática, buscando cada vez mais o aprimoramento das ações desenvolvidas.

Para acesso irrestrito e gratuito ao conteúdo do livro, (Clique aqui).