Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - CCS > Conselho e Fiocruz buscam parceria da UFPI para projeto de especialização para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais
Início do conteúdo da página

Conselho e Fiocruz buscam parceria da UFPI para projeto de especialização para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

IMG 20180405 WA000020180406153027

 O diretor do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Viriato Campelo, recebeu, nesta quarta-feira (4), o presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 14ª Região (Crefito 14), Marcelino Martins, e o representante da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) José Paranaguá Santana. Na pauta, a participação da fisioterapia na Atenção Básica do SUS, a Capacitação em Metodologias de Simulação e os últimos detalhes para a criação do curso de Terapia Ocupacional na UFPI.
 
O projeto piloto “Fisioterapia na Atenção Básica do SUS”, já elaborado pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), conta com apoio da Fundação Banco do Brasil, Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). “No Piauí, a Uespi já sinalizou positivamente que irá apoiar o projeto, que beneficia não só os profissionais, mas a sociedade como um todo, que terá um atendimento de melhor qualidade. Também esperamos contar com a parceria da UFPI nesta grande iniciativa”, comenta o presidente do Crefito 14, Marcelino Martins.
 
O representante da Fiocruz, José Paranaguá Santana, frisa que “a intenção da fundação é incentivar a pesquisa e a qualificação profissional e o projeto do sistema COFFITO/Crefitos tem papel fundamental, já que tem como objetivo contemplar cerca de 20 mil profissionais. Vamos continuar trabalhando para que essa proposta possa se concretizar ainda este ano”.
 
Já sobre a instalação do curso de Terapia Ocupacional na UFPI, o diretor do CCS, Viriato Campelo, explica que “toda a documentação para criação do curso já foi aprovada pelos conselhos superiores e já temos, inclusive, uma profissional transferida do campus de Parnaíba para auxiliar na parte pedagógica. Estamos nos trâmites finais para a concretização desta conquista”.
 
Também participaram da reunião a vice-diretora do CCS, Carla Leite; a diretora-secretária, o diretor administrativo e a agente fiscal do Crefito 14, Nayana Coelho, Anderson de Freitas e Silva e Grazielle Alapenha, respectivamente.

 

 
 
 
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página