Página inicial > Últimas Notícias - CCN > Resultado da 10ª edição da Olimpíada Piauiense de Matemática (Opim) foi divulgada na FM Universitária 96,7.

Descobrir talentos na matemática e despertar nos jovens o entusiasmo por carreiras científicas e tecnológicas foi uma das propostas da 10ª edição da Olimpíada Piauiense de Matemática (Opim), lançada no dia 2 de outubro de 2018 na UFPI, pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal do Piauí ( UFPI ).

A Olimpíada Piauiense de Matemática (OPIM), competição que envolve mais de 400 escolas públicas e privadas do Ensinos Fundamental e Médio, envolvendo mais de 50 mil estudantes de mais de 70 municípios. Com provas aplicadas nos meses de outubro e novembro de 2018 em mais de 50 polos espalhados pelo estado, a Olimpíada Piauiense de Matemática é uma parceria entre UFPI, UESPI e IFPI.

O evento busca fortalecer a conexão entre escolas públicas e privadas e as instituições de ensino de nível superior, num esforço conjunto para que jovens busquem aprofundar seus estudos em Matemática na escola e principalmente na preparação para ingressar na universidade.

“Mais do que medalhas, prêmios e diplomas, a Opim vai proporcionar a estudantes e professores novas descobertas, técnicas e conhecimentos, ajudando os jovens a descobrir mais sobre ciências e tecnologias”, disse o coordenador Prof. João Carlos de Oliveira. “A vantagem também se estende aos professores, que, ao preparar seus alunos para a Olimpíada, são instigados a estudar mais e buscar maior capacitação”, completou.

homenagem em capitao de campos-12.jpg

Coordenador do Opim, Prof. Dr. João Carlos de Oliveira

A lista de medalhistas nas modalidades Bronze, Prata e Ouro foi anunciada pelo Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, Prof. Dr. João Xavier da Cruz Neto, e o Coordenador da Olimpíada Piauiense de Matemática, Prof. Dr. João de Oliveira, no programa Música e Notícia, comandado pelo locutor Ribamar Muniz..

A última edição da Olimpíada Piauiense de Matemática ocorreu no ano de 2013 e contemplou os munícipios de Teresina e Parnaíba. A competição foi lançada pela primeira vez no ano de 1998. O evento conta com o apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e da empresa Multilaser.

Cique aqui para ver o Resultado Final

Mais fotos da Divulgação do Resultado:

OPIM20190115093442

OPIM120190115093555