Página inicial > Últimas Notícias - CCN > 10ª edição da Olimpíada Piauiense de Matemática (Opim) é lançada na UFPI

10ª edição da Olimpíada Piauiense de Matemática (Opim) é lançada na UFPI

homenagem em capitao de campos-5.jpg

Descobrir talentos na matemática e despertar nos jovens o entusiasmo por carreiras científicas e tecnológicas é uma das propostas da 10ª edição da Olimpíada Piauiense de Matemática ( Opim), lançada na tarde desta terça (2), pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal do Piauí ( UFPI ).

A Opim é voltada a estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e das séries do Ensino Médio de escolas públicas e privadas. As provas ocorrem em duas etapas: a 1ª fase, no dia 17 outubro, com aplicação nas próprias escolas dos testes, contendo 20 questões objetivas; e a 2ª fase, no dia 17 de novembro, com a realização das provas subjetivas, abordando 6 questões para resolução no tempo de 4 horas, e aplicadas em 15 polos espalhados pelo estado, numa parceria entre UFPI, UESPI e IFPI.

homenagem em capitao de campos-2.jpg

A solenidade de lançamento contou a presença da Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira; do Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, Prof. Dr. João Xavier, do diretor do Centro de Ciências da Natureza ( CCN), Prof. Dr. Edmilson Miranda; do coordenador do Opim, Prof. Dr. João Carlos de Oliveira; do coordenador do Curso de Matemática, Prof. Jurandir de Oliveira; e do secretário de Educação de Teresina, Kleber Montesuma.

O evento busca fortalecer a conexão entre escolas públicas e privadas e as instituições de ensino de nível superior, num esforço conjunto para que jovens busquem aprofundar seus estudos em Matemática na escola e principalmente na preparação para ingressar na universidade.

homenagem em capitao de campos-12.jpg

Coordenador do Opim, Prof. Dr. João Carlos de Oliveira

“ Mais do que medalhas, prêmios e diplomas, a Opim vai proporcionar a estudantes e professores novas descobertas, técnicas e conhecimentos, ajudando os jovens a descobrir mais sobre ciências e tecnologias”, disse o coordenador Prof. João Carlos de Oliveira. “A vantagem também se estende aos professores, que, ao preparar seus alunos para a Olimpíada, são instigados a estudar mais e buscar maior capacitação”, completou.

homenagem em capitao de campos-15.jpg

Vice-Reitoria, Profa. Dra.  Nadir Nogueira

Em sua fala, a Vice-Reitora Nadir Nogueira destacou que “a Universidade, juntamente com parceiros, vem se somar na criação de uma grande rede pelo fortalecimento da Educação. O Piauí tem essa marca; e a Educação é o melhor investimento”.

Como participar - As inscrições para participar da Opim são realizadas pelo site do evento (www.opim.ufpi.bre encerram no próximo domingo, dia 7 de outubro. Lá também está disponível o regulamento e as demais informações aos interessados.

Até a tarde desta terça (2), antes mesmo do lançamento oficial da Olimpíada Piauiense de Matemática, a competição já registra mais de 100 escolas inscritas, de 40 cidade do estado, totalizando mais de 15 mil estudantes.

A última edição da Olimpíada Piauiense de Matemática ocorreu no ano de 2013 e contemplou os munícipios de Teresina e Parnaíba. A competição foi lançada pela primeira vez no ano de 1998. O evento conta com o apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e da empresa Multilaser.