Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - CCN > Pesquisadores da UFPI participam de reuniões científicas realizadas na África do Sul
Início do conteúdo da página

Pesquisadores da UFPI participam de reuniões científicas realizadas na África do Sul

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Os professores doutores Edmilson Miranda de Moura e Carla Verônica Rodarte de Moura, e as alunas Daiane Fossatti Dall’Oglio (doutoranda) e Itaciara Erliny Maria da Silva Melo (mestranda), ambas do Programa de Pós-Graduação em Química, estão participando de reuniões com os grupos de pesquisadores liderados por Dr. Faizal Bux e Dr. Yogest Sharma, para discutir os resultados oriundos do projeto de cooperação científica e tecnológica trilateral entre Índia, Brasil e África do Sul – IBAS, aprovado no edital (MCT/CNPq 16/2013).

Fotografia 2

Pesquisadores reunidos para tratar sobre parcerias

As reuniões estão ocorrendo no Institute for Water & Wastewater Tecnology from Durban University of Technology (DUT) South Africa. No dia 14 de novembro ocorreu o III Workshop do grupo, onde cada discente envolvido no projeto teve 30 minutos para apresentar os resultados obtidos em seus subprojetos. Posterior a cada apresentação, os pesquisadores fizeram discussão e avaliação dos resultados apresentados e obtidos ao longo de 4 anos de parcerias.

Fotografia 1

Professores doutores Edmilson Miranda de Moura e Carla Verônica Rodarte de Moura, e as alunas Daiane Fossatti Dall’Oglio e Itaciara Erliny Maria da Silva Melo 

Em resumo, os pesquisadores avaliaram como foi positiva essa parceria para o fortalecimento de seus grupos de pesquisa, assim como de suas respectivas instituições. Desta forma, o grupo resolveu escrever um novo projeto para submeter à chamada CNPq/MCTIC/BRICS-STI Nº 29/2017, que tem como objetivos: consolidar a cooperação científica e tecnológica entre o Brasil e os demais países integrantes do BRICS para alcançar resultados técnicos e científicos de nível mundial; apoiar o desenvolvimento de projetos conjuntos de investigação realizados por grupos de pesquisa dos países participantes que contribuam para melhoria da qualidade de vida das respectivas sociedades; promover a mobilidade e o desenvolvimento dos investigadores por meio dos projetos conjuntos de pesquisa; selecionar propostas de projetos conjuntos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação nas áreas elencadas nesta chamada que contribuam para a formulação de políticas públicas dos países envolvidos; e fortalecer o vínculo de pesquisadores dos países participantes nas áreas propostas.

 

Fonte: UFPI

Fim do conteúdo da página