Página inicial > Últimas Notícias - CCE > Alunos do Curso de Moda, Design e Estilismo da UFPI são selecionados para o maior encontro de moda autoral da América Latina

MODA20180418100614

Equipe de alunos do Curso de Moda, Design e Estilismo da UFPI

O Curso de Moda, Design e Estilismo do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI) acaba de receber uma grande notícia: uma equipe de alunos do curso foi selecionada para participar do “Concurso dos Novos – Dragão Fashion Brasil Festival 2018”, evento que acontece no Terminal Marítimo de Fortaleza/CE, entre os dias 09 e 12 de maio. O acontecimento é considerado o maior encontro de moda autoral da América Latina.

O tema do concurso adianta a abordagem do evento nesta edição: pensar/fazer moda em 360°, contemplando todos os ângulos que compõem a cadeia têxtil, com ênfase em aspectos da economia circular. Nesta segunda etapa, a equipe de alunos da UFPI apresentará uma coleção-cápsula intitulada como "Outsider: Torquato Neto e moda como resistência", com oito criações desenvolvidas coletivamente, porém exaltando as habilidades de cada aluno. Inspirada no artesanato local, tem parceria dos artesãos do polo cerâmico do bairro Poti Velho e Associação de Crocheteiros do Bairro Parque Piauí. Homenageia o trabalho marcante de Torquato Neto enquanto vanguardista instigante, cheio de inquietações e que possuía uma personalidade fragmentada, refletida em seus poemas e composições. Outsider faz um paralelo entre a poesia manifesto e a moda cíclica como resistência.

artesanato 120180418100803

O crochê do Parque Piauí será aprimorado com um novo design oriundo de uma longa pesquisa, originando uma nova técnica artesanal, altamente sustentável e sofisticada. Através do lixo descartado por muitos, os alunos conseguiram enxergar uma nova utilidade para a moda que, em conjunto com as crocheteiras, é possível desenvolver uma técnica altamente usável que será apresentada na passarela do Dragão Fashion Brasil 2018.

artesanato 720180418101115

Os bordados da Associação de Bordadeiras de Teresina estará presente em algumas peças e acessórias de forma desconstruída. Os acessórios como bolsas, calçados e cintos seguem a ideia do Slow Fashion, ganham vida através das mãos de uma artesã bastante competente que soube juntamente com essa equipe de designers traduzir de forma fashion e sofisticada o que o lixo pode ter de mais interessante.

Grupo 220180418101442

Os estudantes Breno Silva, Beatriz Carvalho, Cibele Carvalho, Fran Viana, Sanmyria Araújo, Talmo Vaz e a Profa. Me. Caroline Carvalho.

Viajarão à capital cearense seis alunos do Curso de Moda, Design e Estilismo: Breno Silva, Beatriz Carvalho, Cibele Carvalho, Fran Viana, Sanmyria Araújo e Talmo Vaz. Além da professora instrutora, Caroline Carvalho.

RAMILTON MODA20180418102205

Talmo Vaz, estudante de Moda, Design e Estilismo

O estudante Talmo Vaz, ressalta que essa é uma conquista grandiosa para o curso. “Nos sentimos muito lisonjeados. Estamos vendo esse evento como uma forma de nos conhecer enquanto designers e de conquistar oportunidades profissionais”, diz.

Francilene MODA20180418102325

Fran Viana, estudante de Moda, Design e Estilismo

Francilene Viana, também membro do grupo que vai representar a UFPI no Dragão Fashion, ressalta a importância do concurso. “É um concurso muito concorrido, apenas oito instituições do país foram aprovadas para essa segunda etapa. É uma experiência única que vai muito além dos estágios obrigatórios curriculares. É grandioso e muito rico”, relata.

Segundo eles, a conquista serve de incentivo para outros estudantes do curso e acrescentam que não pretendem parar por aqui. “Depois da coleção, nossa intenção é continuar criando formas de dar visibilidade a essas comunidades de artesãos que fazem esse trabalho tão bonito”, disseram.

Ao todo, 23 instituições de ensino superior e técnico, público e privado, de todo o Brasil inscreveram seus trabalhos para concorrer a uma vaga. Apenas oito delas foram selecionadas para a competição que acontece dentro do Dragão Fashion Brasil Festival. Em jogo, R$ 10 mil para o primeiro lugar, troféus e a oportunidade de levar o talento da instituição e de seus alunos para a passarela deste grande evento.

Além da Universidade Federal do Piauí (UFPI), participarão do concurso a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto Federal do Rio Grande do Norte – Campus Caicó, Senac de Sergipe, Faculdade Ateneu (CE), Faculdade Santa Marcelina (SP) e Universidade Estácio de Sá (RJ).

Outras fotos:

artesanato 2 120180418103537