Página inicial > Últimas Notícias - CCE > NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Diretor do Centro de Ciências da Educação da UFPI vem manifestar-se em relação à implantação do banheiro UNISSEX no CCE/UFPI.

1. O CCE possui muitas opções de banheiros, distribuídos por todo o Centro.
  2. Dentre vários banheiros do Centro, um foi destinado para funcionar como unissex. Ao lado deste, funciona um banheiro feminino, dando opções para as alunas escolherem se entram no banheiro unissex ou no feminino. Portanto, ninguém é obrigado a utilizá-lo, pois há outras opções no CCE.
  3. A destinação desse banheiro visa atender a uma demanda de pessoas que não se sentem à vontade para utilizar os demais banheiros, por enfrentarem constantes constrangimentos, tanto nos banheiros femininos quanto nos masculinos. Fato invisível para muita gente.
  4. A repercussão do caso trouxe para o debate o tema da inclusão na UFPI, temática muito cara para os professores de um centro que é responsável por formação humana, nos cursos de Pedagogia, Comunicação Social, Artes Visuais, Música, Moda e Educação do Campo.
  5. Vale destacar que a primeira universidade brasileira a ter banheiro unissex foi justamente a mais conservadora, a PUC de São Paulo, e o Ministério Público do Piauí já conta com banheiro unissex há 2 anos.

Luís Carlos Sales

Diretor do Centro de Ciências da Educação da UFPI.

registrado em: ,