Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Bom Jesus > I Workshop de Leishmaniose é realizado em Bom Jesus-PI.
Início do conteúdo da página

I Workshop de Leishmaniose é realizado em Bom Jesus-PI.

Imprimir
Última atualização em Segunda, 02 de Setembro de 2019, 11h12

     O estado do Piauí é endêmico para a Leishmaniose Visceral Canina, até julho de 2019 oram registrados 61 casos e 2 óbitos pela doença nas cidades de Floriano e Sigefredo Pacheco. Visando ações que intensifique o controle e a prevenção da doença não apenas no estado mas em todo território nacional, o Ministério da Saúde instituiu o “Agosto Verde”, mês voltado para intensificação de campanhas, sendo dia 10 de Agosto o dia nacional de combate à Leishmaniose Visceral Canina.

   Em virtude da importância do tema para a Saúde Única, a Liga Acadêmica de Medicina Veterinária Preventiva (LAVEP), durante o mês de Agosto abordou o assunto em suas reuniões e para ampliar as discussões sobre o tema, em parceria com as empresas MSD Saúde Animal e Alere Abbott, realizou no dia 12 de Agosto o I Workshop de Leishmaniose com a abordagem “Importância do Diagnóstico e Prevenção da Doença”.

     O evento aconteceu no Hospital Veterinário Universitário do Campus Profª Cinobelina Elvas (HVU-CPCE) e reuniu discentes e professores do Curso de Medicina Veterinária do Campus, além dos Médicos Veterinários Promotores Técnicos Tiago Paixão (MSD Saúde Animal) e Ana Paula Gomes (Alere Abbott). O primeiro momento do workshop contou com a realização de uma palestra proferida pela Promotora Técnica Ana Paula Gomes que destacou a importância do diagnóstico precoce da Leishmaniose Visceral, em seguida os participantes se dirigiram ao Laboratório de Parasitologia no HVU-CPCE para demonstração do teste rápido (Rapid Test Kit).

     A prevenção da doença foi enfatizada no segundo momento do workshop onde o Promotor Técnico Tiago Paixão abordou a importância do uso da coleira repelente em cães, ressaltando a importância da a doença no contexto da Saúde Única, o evento reuniu 84 participantes, de diferentes períodos do curso de Medicina Veterinária (CPCE).    

     A LAVEP promove semanalmente reuniões nas segundas-feiras, na sala 4, bloco 101 do CPCE das 13h às 14h e está aberta a toda comunidade. Durante o mês de Setembro, a LAVEP abordará temas voltados para Medicina Veterinária Preventiva de Equinos, estando também previsto para o mês a realização da I Jornada de Medicina Veterinária Preventiva para Animais de Produção.

     Maiores informações através do e-mail: . Siga a LAVEP nas redes sociais @lavep.cpce (instagram) e lavep.cpce.1 (facebook).

 

leish 120190902104632

leish 220190902104820

 

leish 320190902105030

leish 720190902105833

leish 520190902105335

 

Fim do conteúdo da página