Página inicial > Últimas Notícias - Bom Jesus > Estudantes da LEDOC Bom Jesus aprovam e apresentam trabalhos científicos em eventos internacionais

As estudantes da Ledoc Bom Jesus Luziene Francisco e Gildene Pereira ambas do 7º período , apresentaram durante o I Seminário Internacional Agrofamiliar de Agroecologia e Sustentabilidade, que aconteceu entre os dias 26 e 29 de setembro em Garanhuns/PE, os trabalhos científicos: “Vivência da implantação de uma Horta-Escola na Unidade Escolar João Vieira da Silva com alunos do ensino fundamental” de autoria de Ana Maria Abade do Lago, Mislene Alves Arnaldo, Simone Benvindo e Gildene Pereira; e o trabalho “A experiência de implantação de um Sistema Agroflorestal por estudantes da Licenciatura em Educação do Campo CPCE/UFPI” de autoria Luziene Francisco da Silva, Glaucia Alves de Sousa e Cristiane Ribeiro dos Santos, ambos orientados pela professora Valcilene Rodrigues da Silva. Os trabalhos apresentam alguns resultados do Projeto de extensão Semeando Agroecologia: Resgate de sementes, sabores e saberes. Na oportunidade as estudantes participaram da Feira para troca de sementes crioulas e apresentaram a diversidade dos sabores do Sul do Piauí aos demais participantes do evento, a exemplo da cajuína e do doce de buriti.

120181011094544

A estudante do 7º período Claudenilde de Sousa Borges apresentou o trabalho intitulado “Experiência de Resgate e Conservação de Sementes Crioulas no Sul do Piauí, Brasilno VII Congresso Latino Americano de Agroecologia que aconteceu em Guayaquil, Equador, entre os dias 02 e 05 de outubro. O trabalho é resultado do Projeto de extensão Semeando Agroecologia que conta com a coordenação das professoras Valcilene Rodrigues e Kelci Anne Pereira, também coautoras do trabalho. O artigo teve por objetivo apresentar a experiência de resgate e conservação de sementes crioulas na comunidade de Palestina dos Borges, Redenção do Gúrgueia, PI.

No mesmo evento a professora Valcilene Rodrigues apresentou o trabalho “Agroecologia e Sustentabilidade dos Agroecossistemas no Semiárido Brasileiro” e a professora Kelci Anne apresentou o relato de experiência do projeto de extensão Cenas Camponesas “O fortalecimento da práxis da Educação do Campo e da agroecologia a partir do teatro político”. O evento proporcionou grande troca de saberes entre estudantes, professores e camponeses de vários países da América Latina.

Os estudantes Railson Borges (6º período) e Júlio Jacobina ex estudante LEDOC, juntamente com as professoras Valcilene Rodrigues e Kelci Anne Pereira aprovaram o vídeo documentário “Saber, Trocar, Lutar: A experiência do Seminário Integrador da Licenciatura em Educação do Campo no Sul do Piauí (Brasil)” no X Congresso da Associação Latino Americana de Sociologia Rural (ALASRU) que acontecerá entre 25 e 30 de novembro do corrente ano em Montivideo, Uruguai. O vídeo sistematiza o Seminário Integrador que aconteceu no Território de Gilbués/PI, Brasil, no período de 19 a 21 de abril de 2018. O trabalho é resultado do projeto de extensão Cenas Camponesas coordenado pelas professoras acima mencionadas. O vídeo já está disponível em: https://youtu.be/BWg7fJ92uPM.

220181011094816      4 LEDOC20181011095051

320181011095454

Equipe de Comunicação e Cultura da LEdoC.

Campus Professora Cinobelina Elvas/UFPI

Bom Jesus, Piauí