Página inicial > Últimas Notícias - Bom Jesus > PET E DCE realizam palestra sobre suicídio em alusão ao setembro amarelo.

PET E DCE realizam palestra sobre suicídio em alusão ao setembro amarelo.

Em parceria, o PET Integração Socioambiental em Uruçuí-Una (PET ISUU) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) do Campus Cinobelina Elvas em Bom Jesus, realizaram nesta quarta-feira (26 de setembro) uma palestra com a finalidade de auxiliar os discentes na prevenção do suicídio.

O Setembro Amarelo é uma campanha criada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) para tratar do tema “suicídio”. A campanha iniciou-se em 2015 com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão. Diante da importância de discutir esse assunto no meio acadêmico, o grupo PET-ISUU, juntamente com DCE, promoveu nesta quarta-feira, 26 de setembro uma palestra com o tema: Prevenção ao suicídio: da ansiedade à depressão.

A depressão é um dos fatores que podem levar ao suicídio, assim como a ansiedade, pois são doenças silenciosas, sendo geralmente confundidas com tristeza. Por isso o aumento no número de casos de suicídio entre pessoas com transtornos psicológicos. A ideação suicida, inclusive, é muito frequente entre os alunos de faculdades/universidades, onde o nível de cobrança acaba agravando os problemas emocionais.

marlete 1.120180928144937

Prof. Marlete Ivanov no momento da apresentação. Foto: Gabriela Castro

A prof. Dr. Marlete Ivanov, atual tutora do grupo PET, conduziu a discussão, a qual apresentou, dentre outros tópicos, as estatísticas sobre suicídio no Brasil e no mundo, quais fatores desencadeadores e como lidar/ajudar. Dados apresentados na palestra constam que cerca de 11 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos no Brasil. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), suicídio é mais frequente entre os homens; entretanto, as mulheres tentam bem mais que os homens. Os sintomas mais comuns da depressão e ansiedade podem ser manifestados através de tristeza excessiva, desânimo, falta ou excesso de sono, perda ou ganho de peso, isolamento social, etc. Na sequência foram discutidas possíveis causas e a importância do tratamento médico acompanhado do apoio da família e amigos. A Prof.ª, após contar um pouco da sua experiência com a doença, encerrou sua fala deixando aberto o espaço para dúvidas e relatos sobre o assunto.

marlete 2.220180928145257

Alunos presentes na palestra. Foto: Gabriela Castro

Entre os muitos alunos presentes, alguns se dispuseram a relatar um pouco dos seus sentimentos com relação à palestra. Com a devida autorização, apresentamos o depoimento de dois desses alunos.

“A palestra foi muito importante, pois a partir das experiências compartilhadas pela Prof.ª Marlete, foi possível uma visão mais real do que ocorre. E esse assunto deveria ser trabalhado mais vezes dentro da universidade, para que as pessoas que sofrem com isso possam se sentir acolhidas” (Mayara de Castro, 7º período de Engenharia Agronômica).

“Parabenizo aos organizadores, por trazerem esse tema para discussão. Essa palestra foi importante para que possamos entender e ajudar outras pessoas que sofrem com essa doença ou até nós mesmos” (Paulo Victor Caraciola, 8º período de Engenharia Florestal).

O PET promove mensalmente palestras e debates sobre temas diversos e importantes para a comunidade acadêmica. Sigam as redes sociais do PET e atente-se aos murais do campus para saber os dias, horários e locais das próximas palestras.

Por: Juliane Lima (PETiana)