Página inicial > Últimas Notícias - Bom Jesus > Hospital Veterinário Universitário de Bom Jesus passa a oferecer procedimentos de alta complexidade em animais de grande porte

O Sul do Piauí, por meio do Hospital Veterinário Universitário (HVU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Professora Cinobelina Elvas, localizado na cidade de Bom Jesus – PI, agora conta com a oferta de procedimentos de alta complexidade em animais de grande porte. O HVU/CPCE foi inaugurado em dezembro de 2015 e desde então oferece à comunidade do Sul do Piauí serviços médico-veterinário em horário comercial de segunda à sexta-feira, com uma equipe de profissionais altamente qualificados.

Neste momento, o destaque é para as cirurgias para tratamento de dor abdominal em equinos, popularmente conhecida como “cólica”. Segundo Mikael Tolentino, Médico Veterinário Cirurgião do HVU, especializado em Clinica e Cirurgia de Grandes Animais, a síndrome do abdômen agudo, é a principal causa de morte de equinos em todo o mundo. “Em alguns casos há a necessidade de cirurgia para a correção do problema e se não realizada o paciente pode ir a óbito” alerta Mikael Tolentino.

O animal cirurgiado foi um Potro proveniente de um Haras da cidade de Curimatá - PI que fica a aproximadamente 150 km de Bom Jesus; o quadro clinico do animal era grave e a cirurgia revelou o desenvolvimento de uma intussuscepção de intestino delgado com mais de 1,5 metros de alças intestinais comprometidas.

Durante a cirurgia estavam presentes alunos do curso de graduação em Medicina Veterinária, que puderam participar e auxiliar durante todo o procedimento, além do Médico Veterinário Anestesista Éverton Pereira.

hvu 120180417085406Realização do procedimento cirúrgico.

“Apesar de inaugurado em 2015, o HVU/CPCE somente passou a oferecer esse tipo especializado de atendimento em 2018, isso se devia, principalmente, à falta de mão de obra qualificada. Com a chegada de novos profissionais, a aquisição de equipamentos e com a estrutura de excelência que o Hospital apresenta, o Setor de Clínica e Cirurgia de Grandes Animais do HVU/CPCE passa a ser um setor bastante promissor. A necessidade da comunidade do Sul do Piauí nesse tipo de serviço é visível e, aliada ao interesse dos alunos de colocar em prática o que muitas vezes só aprendiam em aulas teóricas, tornam esse setor cada vez mais confiante do seu potencial”, relata a Professora Camila Arrivabene, Chefe do Setor de Clínica e Cirurgia de Grandes Animais do HVU/CPCE.

hvu 220180417085519 Equipe que participou do procedimento cirúrgico.

“Na realidade, todos passam a ganhar com a melhoria dos serviços prestados. Não só a comunidade acadêmica passa a acompanhar procedimentos mais complexos o que, sem dúvidas, agrega valor à sua formação, como também, os criadores piauiense e de Estados vizinhos tem um suporte de qualidade para seus animais”, afirma o Diretor do HVU Prof. Dr. Wagner Costa Lima.

Devido à alta complexidade do procedimento, da necessidade de profissionais qualificados, bem como infraestrutura especifica para a sua realização, no Piauí, o serviço é ofertado exclusivamente pelos Hospitais Veterinário Universitários da UFPI.

A oferta dos novos procedimentos tem levado ao aumento da procura por parte da comunidade piauiense aos serviços prestados pelo Hospital Veterinário. Além disso, a comunidade acadêmica também tem participado cada vez mais da rotina do hospital.

O Hospital Veterinário Universitário fica situado à rodovia municipal Bom Jesus – Viana, S/N, Km 01, Planalto Horizonte, na cidade de Bom Jesus -PI. Funcionando de segunda à sexta feira, de 08:00h às 12:00h e de 14:00h às 18:00h.

HVU fachada 3Hospital Veterinário Universitário da Universidade Federal do Piauí, Campus Professora Cinobelina Elvas.