Página inicial > Últimas Notícias - Biblioteca > I TUXUFPI - Torneio Universitário de Xadrez da UFPI

I TUXUFPI - Torneio Universitário de Xadrez da UFPI

WhatsApp Image 2018 06 08 at 23.55.3220180611101916

A Biblioteca Comunitária Jorn. Carlos Castello Branco – BCCB/UFPI, em parceria com alunos do Cento de Tecnologia – CT/UFPI, irá promever amanhã (09/06), o I TORNEIO UNIVERSITÁRIO DE XADREZ DA UFPI – I TUXUFPI. O torneio acontecerá na Sala de Xadrez da Biblioteca Comunitária Jorn. Carlos Castello Branco /UFPI, das 8h às 13h.

Os objetivos, segundo o aluno de Engenharia de Produção, Wellygton Ferreira de Oliveira, um dos organizadores do evento, é sucitar o desejo da prática do xadrez nas Ligas Estudantis da UFPI, ratificado pela Chefe do Serviço de Orientação aos Leitores da BCCB-UFPI, bibliotecária Gisela Carvalhêdo, que ressalta a importância deste esporte para o desenvolvimento mental e intelectual de quem pratica. “É uma forma interessante de atrair os estudantes para a Biblioteca e ao mesmo tempo importante para o desenvolvimento intelectual da população, já que a Biblioteca Comunitária também atende a toda sociedade piauiense”, reitera Gisela.

O evento tem abertura prevista para às 08h – Congresso Técnico e 08h20 – 1ª rodada. Participarão em torno de trinta e um (31) estudantes da UFPI, cadastrados ou não na Confederação Brasileira de Xadrez - FPIX, que disputarão a premiação geral: Campeão – Troféu ,Vice-Campeão – Medalha; como também a premiação do melhor colocado das Atléticas da UFPI-Troféu. A competição será disputada pelo Sistema Suíço em 6 rodadas, com tempo de reflexão de 21 minutos nocaute (relógio analógico).

A tolerância para atrasos na primeira rodada será de 10 (dez) minutos e os critérios de desempates serão:

1º critério - Confronto direto (código 11);
2º critério - Buchholz com corte do pior resultado (código 37);
3º critério - Buchholz sem corte (código 37);
4º critério - Maior nº de vitórias (código 12).

Luís Felipe Furtado Monteiro (aluno de Engenharia Civil) e Wellygton Ferreira de Oliveira (aluno de Engenharia de Produção) serão os árbitros da competicação.