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Trabalhos Científicos

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Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

NORMAS DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS

Os trabalhos serão enviados exclusivamente por meio do site do evento.

  • Data limite para envio dos artigos:   30 de junho de 2017;
  • O participante poderá efetuar a inscrição e enviar o artigo posteriormente, observando-se a data limite (30/06/2017);
  • Para efetuar a inscrição, preencher o formulário disponível no site e anexar os seguintes documentos:
  1. Artigo Completo salvo   EXCLUSIVAMENTE   no Formato WORD (.doc) e identificado com o(os) nome(s) do(s) autor(es) inscrito(s);
  2. Comprovante de Pagamento (Boleto bancário ou Transferência Bancária);
  3. Comprovante de Estudante  do Ensino  Médio, de Graduação e de Pós-Graduação ou Profissional.
  • O trabalho deve ser submetido no formato de  ARTIGO CIENTÍFICO, contendo:  resumo, palavras-chave,, desenvolvimento do texto (incluindo a introdução, metodologia,  resultado/discussão) ,   Considerações Finais   e  referências.
  • A relação dos TRABALHOS APROVADOS será PUBLICADA no site do Seminário, conforme a liberação da Comissão Científica;
  • Os artigos aprovados serão publicados no formato E-Book (ISBN) e veiculados no site em até 90 dias úteis após o encerramento do Evento.

Autores:

  • Cada PARTICIPANTE  inscrito,   tem direito de enviar e apresentar até  02 ( dois ) artigos;
  • É permitida a ASSINATURA de 01 (um) autor + 03 (três) coautores para cada trabalho inscrito (estando incluso o Orientador);
  • O participante AUTOR de um artigo poderá assinar co-autoria em no máximo outros 3 (três)  artigos.
  • Os orientadores são autorizados a assinar no máximo três trabalhos em co-autoria. Nos demais o seu nome deve constar em nota de rodapé, acompanhado da referência “orientador”;
  • Os artigos inscritos por Estudantes de Ensino Básico, Técnico ou Graduação devem conter o nome do Orientador.

Estrutura do Artigo:

  • O Artigo deve conter  entre  09 a  12 laudas, sendo redigido em português, com letra Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas, margem de página de 2 cm em todos os lados, justificado e sem dividir palavras no final da linha. Nomes científicos e palavras estrangeiras devem ser  inscritas  em itálico;
  • O Título do artigo deve conter a ideia precisa do conteúdo e ser o mais curto possível, escrito em letras maiúsculas (tamanho 14), CENTRALIZADO;
  • A identificação (nome) dos Autores deve aparecer na ordem correta de autoria, com o sobrenome em MAIÚSCULO, seguido da titulação, do nome da instituição a qual faz parte e do e-mail. O texto deve estar alinhado à direita.  Usando fonte  tamanho 11. Exemplo:

Carlos Alberto Mendes CORREIA
Graduando do Curso de Engenharia  Elétrica  da UFPI
camcorreia
i@ufpi.edu.br

  • O Resumo deve ser inserido no corpo do artigo, escrito em língua portuguesa, com no máximo 300 palavras, e seguidos de até  quatro palavras-chave.
  • Observação: O  abstract deve ser suprimido.
  • É permitido o uso de tabelas e figuras (sem exageros, numerar em arábico e inserir no texto  do Word).

Escrever as legendas abaixo das tabelas e figuras, com letra Times New Roman (tamanho 10).

  • As citações dentro do parágrafo devem estar escritas entre aspas e sem itálico.
  • Transcrever as citações (com mais de quatro linhas) com recuo a esquerda de 4cm, fonte com tamanho 10, normal e espaçamento simples;
  • Incluir as Referências no final do Artigo, seguindo as normas bibliográficas, com os nomes das obras em  negrito;
  • A redação dos artigos deve ser concisa, com exatidão e clareza necessários à sua fiel compreensão;
  • É PROIBIDO O USO de NEGRITO NO TEXTO. É permitido Somente nas referencias bibliográficas.
  • Haverá disponibilidade de Data-Show para apresentação dos trabalhos em comunicação. O tempo de Apresentação será entre 10 e 15 minutos. A apresentação será no auditório  do CTT.
  • É permitida a apresentação  no formato de Banner (elaborado pelo autor do artigo),  o  tempo de Apresentação será  2 horas.;
  • Cada  participante inscrito só poderá apresentar 01 (um) trabalho;
  • Os Certificados serão entregues EXCLUSIVAMENTE AOS AUTORES presentes e devidamente inscritos no Seminário, ao término de todas as apresentações ou após o evento no site.

 Referências bibliográficas – exemplos:

As referências bibliográficas limitam-se às obras citadas no artigo, sendo que as citações no texto e a bibliografia seguem o padrão ABNT. Exemplos:

FARIAS, J. F.. Aplicabilidade da Geoecologia das Paisagens no Planejamento Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Palmeira-Ceará/Brasil. 2015. 222 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Geografia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.

RODRIGUEZ, J. M. M.; SILVA, E. V. Educação ambiental e desenvolvimento sustentável: problemas, tendências e desafios. Fortaleza: Edições UFC, 2013.

 SILVA. E. V. da. Geografia Física, Geoecologia da Paisagem e Educação  Ambiental Aplicada: Interações Interdisciplinares na Gestão Territorial.  REVISTA GEONORTE, l, v. 4, n. 4, 2012, p. 175 – 183. Edição Especial.

  • Regras para apresentação na modalidade pôster (Baner)

1 -Tamanho do pôster: Largura: 80cm; Altura: 1.00 m.

2 -Deve constar: título, nome(s) do(s) autor(es), instituição e cidade/estado do(s) autor(es),  eixo  temático, introdução, objetivos, métodos, resultados, discussão, conclusão (considerações finais) e referências. Os métodos e resultados poderão ser ilustrados com figuras, quadros e /ou tabelas.

3 – Cabe a  um dos autores fixar o pôster antes do início da sessão, devendo permanecer durante todo o período definido pela comissão organizadora.

4 -A retirada dos pôsteres ao final das apresentações fica a cargo dos apresentadores, isentando-se os organizadores da guarda dos mesmos após o Evento.

5 - Para cada pôster estará reservado, no dia da apresentação, um espaço para fixação, identificado com o número do pôster que será divulgado na página do Evento.

6-  A sessão de apresentação terá  duração de duas horas e será obrigatória a presença de um dos autores para fazer a apresentação do pôster e para atender o público interessado.

CRITÉRIOS  DE AVALIAÇÃO

  • A análise dos trabalhos  em comunicação oral, será feita por 3 avaliadores ad hoc e os apresentados em paineis,  será feita por um avaliador, membros da Comissão Cientifica, adotando os critérios e procedimentos abaixo relacionados.

1 - Originalidade:

  • Abordagem original nos aspectos da argumentação; Articulação coerente de idéias fundamentadas nos referenciais teóricos e nas várias fontes de informação na análise apresentada;

2 - Relevância:

·    Apresentar a importância da temática na área, contribuição à área de conhecimento no campo teórico e prático e articulação com o contexto sócio-político atual;
·    Sugerir ações com vistas a consolidar compromissos de ação em defesa do meio ambiente baseadas em princípios éticos, ambientais, econômicos, políticos e sociais.  

3 - Qualidade científica:

  • Organização do pensamento, coerência das idéias e qualidade de linguagem.
  • Será observado o enquadramento às normas do Seminário, tais como: clareza do tema proposto, consistência na construção do desenvolvimento do trabalho; coerência entre o(s) objetivo(s) e a conclusão do trabalho; procedimentos metodológicos; adequação da norma culta da Língua e referências bibliográficas segundo normas da ABNT. 
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