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Solicitação de Manutenção

Avisos e recomendações

Sobre a manutenção interna no NTI:

O NTI é capacitado a fazer a manutenção de computadores em geral e efetua serviços como:

  • Formatação
  • Retirada de vírus (quando possível)
  • Substituir fonte
  • Substituir memória RAM
  • Adição de memória RAM (sujeito a avaliação dos técnicos responsáveis)
  • Substituir HD
  • Limpeza interna de gabinete

Os serviços que dependem de peças estão sujeitos a disponibilidade das mesmas no almoxarifado da manutenção do NTI. 

O prazo médio para que computadores encaminhados ao NTI estejam prontos para serem devolvidos para o usuário é de 48 horas podendo sofrer alteração para mais ou para menos, de acordo com o problema e a demanda de serviço. Ressalta-se ainda que é de responsabilidade do usuário encaminhar o equipamento ao NTI e acompanhar o termino de sua manutenção pelo ramal 5684, indo busca-lo nas dependências do NTI.

Sobre Backup:

Backup trata-se de um procedimento para salvar arquivos que o usuário considere INDISPENSAVEIS à realização das atividades que lhe são atribuídas pela UFPI, quando o procedimento que for feito no computador precise apagar os arquivos presentes no mesmo. 

A responsabilidade de backup é do usuário, e o NTI indica que ele seja feito em períodos de tempo regulares para que em caso de problemas (com o HD, por exemplo) o usuário perca o mínimo de dados possível. 

O NTI realiza backup das maquinas que precisarem de formatação ou troca de HD caso o usuário ache necessário e solicite tal serviço, entretanto, não nos responsabilizamos por qualquer perda de dados durante a realização do backup nem por danos que possam ser causados ao HD por eventuais oscilações de energia enquanto o procedimento é realizado. 

Visando o melhor aproveitamento dos equipamentos disponíveis para a realização do backup e agilizar o procedimento de manutenção, por padrão, o NTI não realiza backups de imagens, vídeos ou músicas, exceto em casos de comprovada necessidade dos arquivos em questão para a realização das atividades institucionais do usuário do computador, ainda assim, tal procedimento está sujeito a disponibilidade dos equipamentos para realização de backups do setor de manutenção.

Sobre a Assistência técnica terceirizada:

A manutenção de computadores do Núcleo de Tecnologia da UFPI (NTI) é capacitada para solucionar a maioria dos problemas relacionados a computadores, entretanto, alguns problemas são encaminhados para a assistência técnica terceirizada. São eles: troca ou reparo de placa mãe em curto, queimada ou que necessitem de substituição de componente. Alguns equipamentos não recebem manutenção no NTI e são encaminhados para assistência terceirizada, são eles:

  • Impressoras
  • Data Shows
  • Nobreaks
  • Monitores
  • Scaners

Sobre equipamentos diagnosticados como “sem conserto”

Caso o equipamento encaminhado ao NTI não possa ser consertado nem pela manutenção do NTI nem pela manutenção terceirizada o usuário deverá se encaminhar ao NTI para que possa receber um laudo atestando que o equipamento não vale a pena ser consertado e deve entrar em contato com o setor de patrimônio para que o mesmo efetue o recolhimento do equipamento como “bem inservível” solicitando a substituição do mesmo por um novo.

*Para COMPUTADORES HP a solicitação de reparo deve ser feita diretamente a central de atendimento da HP, através do número 0800-55-6405. Opções 3 e 3. Tenha em mãos o número serial do equipamento, localizado em uma etiqueta na parte superior do gabinete do computador (Exemplo: Serial Nº BRG012FDW6).

Formulário de manutenção de equipamento
 
 
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