Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > A Livraria > EDUFPI > Livros - EDUFPI
Início do conteúdo da página

A Livraria

Imprimir
Publicado: Terça, 07 de Fevereiro de 2017, 16h21

EDUFPI MINI DOC 

Ainda em 1992, por iniciativa do Professor Fabiano de Cristo R. Nogueira, foi instalada no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) da UFPI, uma livraria setorial com o nome de ilustre sacerdote. Em novembro de 2006, a livraria do CCHL foi transferida para um espaço mais amplo e de maior visibilidade no Centro de Convivência da UFPI, localizado ao lado da Biblioteca Central Jornalista Carlos Castello Branco, transformando-se na Livraria Universitária “Monsenhor Melo” (LMM), que atualmente desempenha fundamental apoio à comercialização das obras lançadas pela EDUFPI.

A Livraria Universitária da Universidade Federal do Piauí foi fundada em 22 de outubro de 1992 pelo então Reitor Charles Carvalho Camilo da Silveira e como reconhecimento acadêmico, recebeu o nome do professor de filosofia e latim desta instituição de educação superior e passou a chamar-se oficialmente de Livraria Universitária Monsenhor Melo. A LMM está ligada à Editora da UFPI (EDUFPI).

Em 2006, na gestão do Reitor Luiz de Sousa Santos Junior, ganhou sede própria. Em 2014, na administração do Reitor José Arimatéia Dantas Lopes, tanto a livraria quanto a EDUFPI tornaram-se órgãos subordinados à Superintendência de Comunicação Social.  A livraria e a Editora foram reformadas e ganharam novas fachadas, iluminação adequada, mais técnicos, equipamentos, móveis e software de gerenciamento de vendas e estoque que, atrelado à revitalização da Gráfica, tem se consolidado como principal mostruário das obras impressas por nossa casa editorial.

Localizada no Espaço Rosa dos Ventos, a Livraria tem prestado um serviço fundamental de divulgação de publicações universitárias, não só pela EDUFPI, bem como de obras oferecidas pelas mais de 100 editoras da rede universitária filiada à ABEU (Associação Brasileira das Editoras Universitárias). O nosso acervo dispõe de publicações de cunho científico, artístico, tecnológico e cultural e uma grande quantidade de obras com a temática piauiense.

InstalacaoLivraria

Os professores Charles Carvalho Camilo da Silveira e Fabiano de Cristo Nogueira

na inauguração da Livraria Universitária Monsenhor Melo.

 

Conheça o Monsenhor que nomeia a nossa Livraria

Monsenhor Melo

Nascido em 16 de maio de 1925, em União (PI), Raimundo Nonato Melo, conhecido como Monsenhor Melo, teve uma vida dedicada à igreja católica e ao ensino. Segundo os arquivos de Cúria Metropolitana, estudou Humanidade no Seminário Menor de Teresina, de 1938 a 1944, e no Seminário Maior de Olinda (PE), de 1945 a 1946, tendo acontecido a sua ordenação sacerdotal no dia 04 de março de 1950, na Universidade Gregoriana, em Roma.

Monsenhor Raimundo Nonato Melo ocupou os cargos de vigário cooperador em Campo Maior; secretário do Arcebispo, na época de Dom Severino Vieira de Melo; Vice-Reitor do Seminário de Teresina; capelão do Patronato Dom Barreto, em Teresina, de 1951 a 1965; vigário da catedral, em 1968; capelão da Polícia Militar do Piauí, e capelão do Itaperu. De 1954 a 1955, atuou como diretor do “O Dominical”, jornal de grande circulação na época, principalmente nos meios políticos de Teresina.

Quando faleceu, em decorrência de parada cardíaca, no dia 21 de novembro de 1985, Monsenhor Melo ocupava o cargo de Vice-Presidente e Coordenador da Ação Social Arquidiocesana (ASA) e era vigário judicial da Câmara Eclesial da Arquidiocese de Teresina.

O Monsenhor atuou também como professor de latim e literatura universal na Universidade Federal do Piauí e em escolas públicas e privadas de Teresina e do interior do Estado.

 

Universidade Federal do Piauí

Campus Universitário Ministro Petrônio Portella

Espaço Rosa dos Ventos

Bairro Ininga

Teresina - PI

CEP: 64049-550

Telefone: (86) 3215-5689

E-mail:

registrado em: ,,,
Fim do conteúdo da página