Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Laboratório de Análises de Solos
Início do conteúdo da página

Laboratório de Análises de Solos

Imprimir
Última atualização em Quarta, 13 de Setembro de 2023, 10h06

      O Centro de análises de solos (CAS) foi criado neste Campus da UFPI com o propósito de realizar análises desse material para fins de pesquisa e extensão. O CAS foi construído e instalado para atender as necessidades da região agropecuária do sul do Piauí. Sendo que, a sociedade em geral somente conta com um laboratório deste porte em grandes centros, a mais de 500 km dessa região. O objetivo do CAS é realizar análises químicas e de textura do solo para pesquisa e para agropecuaristas da região sul do Piauí, sempre em busca da qualidade e excelência nesse serviço prestado a sociedade.

 

 

 HISTÓRICO 

     O CAS foi inaugurado em 2012 e desde então foi coordenado pelo Profº Júlio César de Azevedo Nóbrega, que cumpriu com sua função com distinção e grande esforço pessoal. Em março de 2014 o Profº Rafael Felippe Ratke foi nomeado Coordenador do Centro, permanecendo no cargo até janeiro de 2018. Atualmente está sob responsabilidade do Téc. De Laboratório Estéfenson Marques Morais.”     

     A resolução nº 026/2016 do Conselho de Administração da UFPI, de 27/06/2016, normatizou a criação do Laboratório de Análises de Solos (LAS), no Campus Profª Cinobelina Elvas. A partir desta adta o Centro de Análises de Solos (CAS-CPCE) passou a chamar-se LABORATÓRIO DE ANÁLISES DE SOLOS, sendo um órgão suplementar da UFPI.

 

 

 INFRAESTRUTURA E EQUIPE 

     O LAS possui um espaço físico adequado com salas específicas para cada tipo de análises e de equipamentos. Possui um quadro de funcionários composto por um coordenador, uma secretária e dois técnicos laboratoriais.

      O recebimento das amostras obedece aos procedimentos constantes na figura abaixo: 

   

     A partir de maio de 2014 as metodologias de análises do solo foram modificadas, devido a participação do LAS no Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade da Embrapa (PAQLF), onde foi cadastrado naquele ano. Dessa forma, hoje o LAS realiza as análises seguindo as metodologias desse programa de qualidade , que certifica o laboratório quando o mesmo atinge os níveis de qualidade aceitáveis(VEJA AS METODOLOGIAS DE ANÁLISE DE SOLOS)

     As análises são cobradas em valor monetário para manter o funcionamento do LAS (VEJA TABELA DE PREÇOS).

     Esses valores estabelecidos seguem uma média nacional sendo atrativo para os produtores rurais da região pelo fato de não haver necessidade de arcar com custos de frete para enviar as suas amostras de solo para fora do Estado do Piauí, além de ter um preço acessível. A cobrança das análises é realizada via GRU (Guia de Recolhimento da União); assim todo valor da análise é depositado na conta única da UFPI.

     O produtor ou pesquisador que desejar utilizar os serviços do LAS deve consultar um Engenheiro Agrônomo ou Técnico em Agropecuária para orientações sobre coleta e amostragens do solo. Quando não for possível consultá-los, deve-se seguir as orientações constantes no fluxograma do link disponível a seguir: (METODOLOGIA DE COLETA DE AMOSTRAS).

     Após a coleta da amostra esta deve ser enviada ao Laboratório acompanhada da FICHA DE CADASTRO E IDENTIFICAÇÃO DA AMOSTRA.

 

 

 ENDEREÇO PARA ENVIO DE AMOSTRAS 

     Laboratório de Análise de Solos: Campus Profª Cinobelina Elvas; Avenida Manoel Gracindo, Km 01, Bairro Planalto Horizonte; CEP: 64.900-000; Bom Jesus-Piauí.

 

 

 CONTATOS 

Email:

Telefone: (89) 3562-1151

 

 

 COORDENADOR DO CENTRO DE ANÁLISES DE SOLOS 

Téc. De Laboratório: Estéfenson Marques Morais

 

Foto CAS CPCE 1 Foto CAS CPCE 2

Foto CAS CPCE 3

 

 

Fim do conteúdo da página